Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

José Cid ganha Grammy latino de Excelência Musical 2019

Músico diz que é o prémio mais importante da sua carreira.
Duarte Faria 22 de Agosto de 2019 às 19:24
José Cid
José Cid ganha Grammy
José Cid
José Cid ganha Grammy
José Cid
José Cid ganha Grammy
José Cid vai receber um Grammy Latino. O músico de 77 anos foi escolhido pela Academia Latina da Gravação para ser agraciado com um dos Prémios de Excelência Musical deste ano, a par de Joan Baez e Omara Portuondo. O prémio será entregue durante uma cerimónia a realizar em Las Vegas, EUA, a 13 de novembro.

"Estou muito emocionado porque este reconhecimento é bom para mim e para a música portuguesa. Sem dúvida que este é o prémio mais importante que vou receber em pouco mais de 50 anos de carreira como músico e poeta.

Estou também feliz porque o bom pop-rock português, sempre tão ostracizado lá fora, é reconhecido a este nível. Parabéns a todos os meus colegas - há 15 nomes ou mais em Portugal que também podiam receber este prémio - que escrevem e cantam em português", afirmou o cantor ao Correio da Manhã.

Para a Academia, Cid "adaptou sem esforço a influência da música popular anglo-saxónica ao estilo original do pop-rock português". "Com dezenas de sucessos, ele continua a ser uma grande atração em concertos em Portugal, lançando novas músicas e álbuns".

Pormenores
Momentos marcantes
A Academia destaca Os Babies, o Quarteto 1111, e os álbuns ‘A Lenda De El-Rei D. Sebastião’ (1967) e ‘10000 Anos Depois Entre Vénus e Marte’ (1978) como marcantes na carreira de Cid.

Novo trabalho
O próximo álbum de José Cid chama-se ‘Fados, Fandangos e Malhões’ e chega às lojas já no próximo mês. Até lá, tem vários concertos agendados.

Fadista Carlos do Carmo venceu prémio em 2014
José Cid não é o primeiro português a receber um Grammy pelo conjunto da sua obra. Em 2014, Carlos do Carmo tornou-se o primeiro português a ser agraciado.

No ano passado, Mariza e Sara Tavares estiveram nomeadas.
Grammy interesse humano José Cid
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)