Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Europa financia Portugal

Culture@Work recebeu 200 mil euros e quer ser plataforma para formação de profissionais.

13 de Junho de 2014 às 14:00
O intercâmbio cultural é um dos objetivos deste programa
O intercâmbio cultural é um dos objetivos deste programa FOTO: Getty Images

Desenvolver uma plataforma internacional para a circulação de trabalhos artísticos e para a formação de profissionais no setor cultural é o objetivo do projeto Culture@Work, promovido pelo Consórcio de Lisboa da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica e financiado em 200 mil euros pelo Programa Cultura da Comissão Europeia, ainda no período de 2007-2013.

“O projeto tem um orçamento global para a fase de dois anos de arranque, de maio de 2013 a maio de 2015 de 490 mil euros, tendo-nos sido atribuído um financiamento de 200 mil euros pela Comissão Europeia”, explicou ao CM Paulo Campos Pinto, coordenador executivo do programa. Findo este período, o Culture@Work deverá prosseguir de forma autossuficiente.

As atividades práticas do programa incluem seis residências universitárias, dois seminários, duas universidades de verão, a publicação de dois volumes de disseminação de conhecimento e o desenvolvimento e manutenção de uma plataforma informática agregadora de todos os conteúdos produzidos.

O próximo evento em agenda do Culture@Work é a segunda universidade de verão, que arrancará no próximo dia 30 e deverá terminar a 5 de julho. Aberta a estudantes de doutoramento, esta iniciativa pretende ser “uma espécie de laboratório criativo” que decorrerá em várias instituições lisboetas.

Já as residências artísticas serão realizadas em Lisboa e Copenhaga (capital da Dinamarca), têm a duração de um mês e beneficiam dois artistas “de todas as disciplinas criativas” selecionados na sequência de um concurso a nível europeu.

PORMENORES

OUTROS VENCEDORES

Integram projeto vencedor o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, o Arquivo de Literatura do Luxemburgo e o Departamento de Artes e Estudos Culturais da Universidade de Copenhaga.

LANÇAMENTO DIA 26

Lançamento oficial do Culture@Work é dia 26, no Museu da Electricidade, Lisboa, durante a IIIª Lisbon Summer School for the Study of Culture.

PARCERIAS NA CAPITAL

Iniciativa tem a parceria da C.M.L., Fundação Gulbenkian, Culturgest, Cinemateca, Museu Nacional do Teatro, Fundação Oriente e Centro Nacional de Cultura.

Ver comentários