Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Falta de público no cinema obriga a tomar decisão inédita

Salas vazias na estreia de 'Cats' e críticas à estética que transforma atores em gatos levam estúdio e realizador Tom Hooper a enviar nova versão do filme, com “efeitos melhorados”, para os cinemas.
Duarte Faria 27 de Dezembro de 2019 às 08:32
Musical ‘Cats’
Cinema
Cinema
Musical ‘Cats’
Cinema
Cinema
Musical ‘Cats’
Cinema
Cinema
Já chegou às salas nacionais a versão cinematográfica do musical ‘Cats’, protagonizada por Taylor Swift, Idris Elba, Judi Dench, Jennifer Hudson, James Corden e Ian McKellen, entre outros. Mas a estreia do filme de Tom Hooper (‘A Rapariga Dinamarquesa’, ‘Os Miseráveis’ e ‘O Discurso do Rei’) tem-se revelado um ‘flop’ um pouco por todo o Mundo.

Além de arrasada pela crítica, a longa-metragem baseada na obra de Andrew Lloyd Webber está a ter pouca adesão do público, que critica a estética visual que transforma os atores em felinos.

As reações registadas desde a estreia na semana passada nos EUA levaram a produtora Universal Pictures e o realizador a tomar uma decisão inédita: enviar para os cinemas uma versão atualizada da película, com "alguns efeitos visuais melhorados". Nos últimos dias, foram enviadas novas cópias do filme para as salas.

Já na antestreia mundial, em Nova Iorque, EUA, no passado dia 16, Tom Hooper não escondeu que só tinha dado o filme por terminado no dia anterior às oito da manhã por causa dos muitos efeitos visuais (veja mais na revista ‘Sexta’, publicada esta sexta-feira com o CM).

Pormenores
Desastre
Com um orçamento de 100 milhões de €, filme já é considerado pelos analistas um dos maiores ‘flops’ comerciais de 2019.

Reprovado
A expectativa era alta, mas ‘Cats’ tem uma aprovação de apenas 18% junto da crítica, segundo o site Rotten Tomatoes.

Pós-produção
Gravações terminaram no início de abril, no Reino Unido. O filme esteve mais de oito meses em pós-produção.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)