Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

"Feira do Livro será um balão de oxigénio" para o setor livreiro

Evento volta em agosto ao Parque Eduardo VII, no centro de Lisboa, durante 18 dias.
Miguel Azevedo 30 de Maio de 2020 às 10:03
Feira do Livro, em Lisboa
Feira do Livro, em Lisboa FOTO: Lusa
Os tempos ainda são de incerteza, mas Bruno Pires Pacheco, da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), não tem dúvidas: "A Feira do Livro de Lisboa deste ano será um enorme balão de oxigénio para um setor que está mergulhado numa crise profunda".

A realização da 90ª edição do certame terá lugar entre os dias 27 de agosto e 13 de setembro, no Parque Eduardo VII, e poderá ajudar na retoma de um setor que no final de abril já registava quebras de cerca de 80% nas vendas e prejuízos de mais de 20 milhões de euros.

"Esperemos agora que a feira seja um empurrão. Estamos a falar de um evento que representa o segundo maior pico de vendas no ano depois do Natal. O que sinto é que editores e público estão muito entusiasmados", diz ao CM. Sobre as restrições com que a feira poderá abrir por força das medidas de segurança, o responsável revela que nada está definido, mas que acredita num formato semelhante ao dos outros anos.

"Ainda estamos a trabalhar com a Câmara mas penso que o figurino da feira não será diferente, até porque já existia, por exemplo, muito espaço entre stands. Depois, acreditamos que as pessoas sejam responsáveis em manter o distanciamento entre si".

PORMENORES
Confirmar inscrições
Os participantes inscritos anteriormente e que ficaram com as inscrições suspensas devido ao adiamento (evento teria decorrido entre maio e junho), devem agora confirmar a sua presença no site http://feiras.apel.pt/, entre os dias 1 e 12 de junho.

Feira do Porto
Confirmada está já também a feira do Livro do Porto, que se realiza nos Jardins do Palácio de Cristal entre 28 de agosto e 13 de setembro, mas com "o espaço condicionado às condições sanitárias", informou a Câmara Municipal do Porto. Candidaturas até 5 de junho.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)