Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Festival Al-Mutamid encerra com flamenco

A emoção do flamenco tradicional de Jesus Herrera sobe esta noite, a partir das 21h30, ao palco do Auditório Municipal de Lagoa, naquele que é o espectáculo de encerramento do Festival de Música Al-Mutamid.

19 de Fevereiro de 2011 às 00:30
Festival Al-Mutamid encerra com flamenco
Festival Al-Mutamid encerra com flamenco FOTO: DR

O bailarino andaluz acompanhado pelo seu Quadro Flamenco, vai apresentar ‘Felah Mengus'. O espectáculo caracteriza-se por uma sucessão de momentos festivos através de do som de alegrias, tangos e bulerias. Uma guitarra com identidade própria, nas mãos de J. Tudela, acompanha, em palco, a evolução apaixonada e sensual dos bailarinos Jesus Herrera e Francisca Grima, ao mesmo tempo que se ouvem as vozes de Moi de Morón e Trini, artistas do ‘cante' flamenco.

O espectáculo de Jesus Herrera Y su Quadro Flamenco encerra assim, com chave de ouro, a 11ª edição do Festival de Música Al-Mutamid, que este ano contou também com as participações do Ibn Misjan Ensemble (Síria/Argélia/França), liderado por Vicent Molino, e Rasha (Sudão).

O evento recorda o rei-poeta Al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid. Nascido em Beja, em 1040, foi nomeado governador de Silves com apenas 12 anos. Aí passou uma juventude refinada, antes de aceder ao trono de Sevilha, o mais forte dos que surgiram no Al-Andaluz após a queda do Califado de Córdova.

Ver comentários