Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Festival de Ano Novo tem como protagonista o piano

Espetáculos no Teatro Municipal de Vila Real.
28 de Dezembro de 2015 às 11:29
Teatro de Vila Real diz que aposta numa variedade de sons sintetizados
Teatro de Vila Real diz que aposta numa variedade de sons sintetizados FOTO: Teatro de Vila Real

O Festival de Ano Novo (FAN) decorre entre 16 e 30 de janeiro, em Vila Real, com seis concertos de artistas nacionais e estrangeiros e que têm como elemento principal o piano, anunciou esta segunda-feira o Teatro Municipal.

A organização disse, em comunicado, que para esta edição foi escolhida uma linha de programação que tem o piano, em variadas abordagens, como "elemento principal".

Ou seja, artistas nacionais e estrangeiros, com diferentes trajetos, vão apresentar seis espetáculos onde o piano "desempenha um papel importante ou é protagonista". O arranque do FAN 2016 acontece a 16 de janeiro com as "Pocket Symphonies" de Sven Helbig, um músico alemão que compõe peças para coro, orquestra e música de câmara e realiza digressões com música eletrónica.

O artista colabora, entre outros, com o Quarteto Fauré, os Pet Shop Boys e Rammstein e aposta numa variedade de sons sintetizados que, segundo o Teatro de Vila Real, compõem "um poderoso arsenal musical, que resulta em vigorosas atuações ao vivo". No dia seguinte, o piano "dialoga" com o bandoneón (um instrumento musical de palhetas livres, semelhante a uma concertina) em linguagens como o tango contemporâneo e o jazz de fusão.

Para encerrar o festival, no dia 30, o pianista duriense Raul Pinto vai interpretar ao vivo o trabalho original que compôs para a coreografia "Sem Chão Sem Fim", de Amélia Bentes, um espetáculo que representa uma nova incursão do FAN pela dança contemporânea.

Nesta edição, os alunos do Conservatório Regional de Música de Vila Real vão também ser convidados a apresentar-se publicamente durante o período do festival.

Festival de Ano Novo Vila Real Teatro Municipal música
Ver comentários