Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Festroia rendido a filme escandinavo

'Uma Espécie de Cavalheiro’ foi o grande vencedor do Festroia, obtendo o golfinho de ouro de melhor filme e golfinhos de prata para a interpretação do sueco Stellan Skarsgard e para a realização do norueguês Hans Petter Moland.
15 de Junho de 2010 às 00:30
Rogério Samora viu reconhecida a sua importância no cinema nacional
Rogério Samora viu reconhecida a sua importância no cinema nacional FOTO: direitos reservados

Na cerimónia, que teve lugar domingo à noite em Setúbal, Rogério Samora levou o Golfinho de Carreira. Apesar de considerar que tem actualmente mais trabalho na televisão, recordou a importância de trabalhar com os cineastas José Álvaro de Morais e Fernando Lopes.

Num festival marcado pela ausência de filmes verdadeiramente marcantes, o júri acabou por render-se à ironia poética de ‘Uma Espécie de Cavalheiro’, onde Stellan Skarsgard é ‘Ulrik’, que sai da prisão após cumprir 12 anos por matar a mulher. Apesar de ter boas intenções, a vida familiar e o convívio com os antigos membros do gang não será nada fácil. Até porque as mulheres não o largam...

A forte presença escandinava fez-se notar nos restantes prémios. ‘O Bater do Coração’, da finlandesa Saara Cantell, ganhou o Prémio do Júri, enquanto o dinamarquês ‘Uma Família’, de Permille Fischer, conquistaria o prémio da melhor fotografia. Já a holandesa Sylvia Hoeks foi a melhor actriz.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)