Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Filme de Salgueiro Maia revela histórias inéditas

Película sobre o herói do 25 de Abril chega às salas de cinema no dia 01 de outubro.
Miguel Azevedo 10 de Março de 2020 às 08:21
Salgueiro Maia (ao centro) é símbolo do 25 de Abril
Tomás Alves é o protagonista do filme sobre Salgueiro Maia
Salgueiro Maia (ao centro) é símbolo do 25 de Abril
Tomás Alves é o protagonista do filme sobre Salgueiro Maia
Salgueiro Maia (ao centro) é símbolo do 25 de Abril
Tomás Alves é o protagonista do filme sobre Salgueiro Maia
Começou esta segunda-feira a ser rodado ‘Salgueiro Maia - O Implicado’, filme que irá mostrar no grande ecrã aquele que é considerado o herói e o símbolo maior do 25 de Abril de 1974.

Com realização de Sérgio Graciano, o filme será gravado durante sete semanas em Lisboa, Santarém, Pombal e Castelo de Vide, estando a sua chegada às salas de cinema prevista para 1 de outubro. Do elenco fazem parte Tomás Alves (é o protagonista), Tiago Teotónio Pereira, Filipa Areosa e Gabriela Barros, entre outros.

Com guião de João Lacerda de Matos, partindo da biografia exclusiva e da investigação de António de Sousa Duarte, o filme oferece uma abordagem moderna, intimista e emocional sobre Salgueiro Maia, retratando histórias que ainda não foram contadas sobre o capitão de Abril.

São "pequenas revelações que permitem perceber melhor de onde vinha a moderação, a valentia, a educação e a firmeza com que sempre se apresentou publicamente, e que foram a chave para que a Revolução dos Cravos tenha sido como foi", revela a produtora da longa-metragem.

Salgueiro Maia morreu de cancro a 03 de abril de 1992, tendo sido agraciado, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, em 2016.

Pormenores
Infância dramática
Nascido a 1 de julho de 1944, Fernando José Salgueiro Maia tinha quatro anos quando viu a mãe morrer à sua frente violentamente atropelada por um autocarro, em Lisboa.

Líder da revolução
Liderou os 240 homens que no dia 25 de Abril de 1974 partiram de Santarém com rumo a Lisboa contra a ditadura. "Vamos acabar com isto", disse.

Paternidade polémica
Em 2013 surgiu um jovem luso-americano garantindo ser filho de Salgueiro Maia, fruto de uma relação com uma açoriana.
Fernando José Salgueiro Maia Implicado Lisboa Santarém política artes cultura e entretenimento história
Ver comentários