O livro "A Luz de Pequim" de Francisco José Viegas, cronista do CM e da CMTV venceu o Prémio Literário Fernando Namora de 2020, avança hoje a Porto Editora.
A obra volta a ter como personagem principal Jaime Ramos, um inspetor da Polícia Judiciária que se encontra em fim de carreira, à semelhança de outros livros já publicados pelo escritor. Um "detetive pequeno-burguês, sensato e cordato", tal como o próprio autor o descreve.
O Prémio Fernando Namora já distinguiu escritores como Bruno Vieira Amaral, Julieta Monginho, Afonso Cruz, Gonçalo M.Tavares, Teolinda Gersão, Mário de Carvalho, Mário Cláudio, Luisa Costa Gomes ou João de Melo.
Com um valor pecuniário de 15 mil euros, distingue anualmente o autor da melhor obra de ficção, romance ou novela, editada no ano anterior.
Na sua 23.ª edição, o júri, presidido por Guilherme d'Oliveira Martins, escolheu "A Luz de Pequim", por considerar tratar-se de "uma obra que interroga o tempo e o que fazemos com ele" e de um "romance de avaliação de experiências passadas e incertezas atuais".