Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Fundo solidário abre segunda fase de apoio ao setor da cultura

Já foram submetidos 1942 pedidos de ajuda, na sua maioria de profissionais da música.
Sónia Dias 2 de Dezembro de 2020 às 09:06
Sala de espectáculos
Sala de espectáculos FOTO: Jorge Miguel Gonçalves
A angariação de vários donativos por parte de pessoas e entidades tornou possível a reabertura das candidaturas para o Fundo de Solidariedade com a Cultura (FSC), desta vez dirigida exclusivamente à Linha de Apoio Geral, aberta a “artistas, empresários e trabalhadores por conta de outrem que estejam desempregados devido à pandemia e que desempenhem funções artísticas, técnicas, de gestão ou suporte em áreas que vão desde o cinema e audiovisual às bibliotecas e arquivos”.

Os profissionais que já se candidataram a qualquer uma das linhas de apoio na primeira fase não poderão apresentar uma nova candidatura.

A primeira fase, com uma dotação de 1,35 milhões de euros, decorreu entre 19 e 30 de outubro, e recebeu 1942 pedidos de apoio, onde se incluem 1057 artistas, 215 técnicos e 171 estruturas artísticas, entre outros profissionais, na sua maioria do setor da música.

A segunda fase do fundo criado pela GDA - Gestão dos Direitos dos Artistas, Audiogest, GEDIPE e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa arranca esta quarta-feira e decorre até dia 11. Aqueles que não receberam apoio da linha de apoio social lançada pelo Ministério da Cultura são considerados prioritários no FSC.

Pormenores
Diretor demite-se
O diretor da Seiva Trupe, companhia de teatro do Porto com 47 anos de existência, demitiu-se após a sua exclusão dos financiamentos da DGArtes. Jorge Castro Guedes considerou uma “canalhice” a decisão desta em não contemplar, com um subsídio, um espetáculo pontual, ‘O Crime de Aldeia Velha’.

Aceitam-se donativos
Quem quiser contribuir para o Fundo de Solidariedade com a Cultura pode fazê-lo diretamente através de um formulário disponível no site www.solidariedadecultura.pt/ (Linha de Atendimento: 211 551 325).
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Fundo de Solidariedade Cultura Linha de Apoio Geral FSC artes cultura e entretenimento política
Ver comentários