Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Grande Noite do Fado hoje no Teatro S. Luiz

A Grande Noite do Fado 2005, o emblemático concurso organizado pela Casa da Imprensa, realiza-se hoje, no Teatro de São Luiz, em Lisboa. O certame contará com a presença de vários convidados especiais, entre os quais se contam Maria Mendes, Anabela, Marina Mota, Hélder Moutinho e Maria Armanda.
3 de Dezembro de 2005 às 00:00
Pela noite dentro, desfilarão os concorrentes apurados nas eliminatórias do passado dia 19, que decorreram no Museu do Fado.
Os candidatos no escalão de juvenis são: Vasco Nogueira (Ass. Esc. Fado, Bairro da Chasa, Alverca), Joana Veiga (S. L. Campolide), Pedro Marreiros (Ass. Esc. Fado, Alverca), Sara Gonçalves (individual), Renato Gomes (individual) Catarina Invêncio (G. D. Mouraria), Leila Nunes (Esc. Fado Amador e Criativo de Alverca) e Fábio Teixeira (Ass. Esc. Fado, Alverca).
No escalão de seniores, os apurados foram: Pedro Silva (C. C. Azambujense), Vanessa Oliveira, Raquel Peters, Ana Ramos e Vanessa Costa (todas do Clube Lisboa Amigos do Fado), Luís Matos (G. D. Mouraria), Elsa Martins (Reg. Sap. Bombeiros de Lisboa), Andreia Rio (individual), Cláudia Leal (G. R. Onze Unidos), Carla dos Santos (Ass. Esc. de Fado, Alverca), Milene Candeias (G.D. Mouraria) e Bruno Igreja (C. Oriental de Lisboa).
O certame inclui ainda uma competição para instrumentistas para a qual estão seleccionados Rui Sá (Museu do Fado), Ricardo Chitas (Esc. Fado Amador e Criativo de Alverca), José Silva (individual) e Pedro Marreiros (Ass. Esc. Fado, Alverca).
No que respeita a prémios, a Casa da Imprensa decidiu atribuiu o troféu ‘Francisco Carvalhinho’ ao guitarrista José Manuel Neto, o ‘Neves de Sousa’ a José Manuel Osório, o ‘Revelação’ a Ricardo Ribeiro, o ‘Casa de Fados’ ao restaurante A Severa, o de ‘Carreira para Instrumentistas’ ao professor Fontes Rocha e o de ‘Intérpretes’ à cantora Maria Amélia Proença.
Ver comentários