Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Guimarães valoriza História de Portugal

O nosso passado orgulha-nos e entendemos que a Capital Europeia da Cultura é uma oportunidade única de valorizarmos a nossa História e as nossas tradições culturais”. Francisca Abreu, vereadora da Cultura da Câmara de Guimarães, nada tem ainda de concreto sobre o que acontecerá daqui a cinco anos na cidade berço, mas assegura que os dois pilares fundamentais serão a História e as tradições populares.
6 de Outubro de 2007 às 00:00
A cidade de Guimarães já está a trabalhar no programa de 2012
A cidade de Guimarães já está a trabalhar no programa de 2012 FOTO: Sérgio Freitas
No Congresso Ibérico de Turismo Religioso, que ontem decorreu no Centro Cultural de Vila Flor, a vereadora esclareceu que “a fase actual é de recolha de ideias, junto de todas as associações e forças vivas do concelho”, sublinhando que “toda a gente, individual ou colectivamente, pode dar sugestões”.
De resto, a autarca quer que a Capital Europeia da Cultura abranja todo o concelho e não se limite ao galardoado Centro Histórico. “Sabemos que o que temos de Património Mundial da Humanidade é fundamental e, se quisermos, a pedra de toque de uma iniciativa desta dimensão, mas queremos mais, queremos que mais de seis dezenas de freguesias do município integrem, de corpo inteiro, o projecto de 2012”, referiu Francisca Abreu.
A batalha de S. Mamede, tida como o acto fundador de Portugal, e os quase nove séculos de História que se seguiram, terão lugar de relevo na programação de 2012.
Outra das vertentes a ter em conta é o património religioso, a começar pelas igrejas da cidade. O caso mais difícil, o da Igreja de S. Domingos, monumento nacional em franco estado de degradação devido às infiltrações de água, está em fase de resolução.
A recuperação de capelas e nichos de alminhas do purgatório fazem também parte dos objectivos da autarquia vimarenense, ao nível da recuperação do património religioso do município.
No que concerne às tradições populares, vai ser feita uma recolha exaustiva nas áreas da música, com destaque para o folclore, do artesanato das actividades rurais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)