Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Hip-hop para 28 mil

Os The Roots são uma das bandas mais aclamadas pela crítica e acabaram por não deixar os créditos por mãos alheias, perante uma plateia de 28 mil pessoas – o mesmo número que na noite de Ben Harper – no serão de sábado na Zambujeira do Mar.
6 de Agosto de 2012 às 01:00
Banda de Filadélfia deu um concerto de rigor técnico e execução notável, depois dos Xutos & Pontapés terem recordado êxitos como ‘Chuva Dissolvente’  ou ‘Casinha’
Banda de Filadélfia deu um concerto de rigor técnico e execução notável, depois dos Xutos & Pontapés terem recordado êxitos como ‘Chuva Dissolvente’ ou ‘Casinha’ FOTO: Luís Guerreiro

Mais conhecidos da ‘geração Sudoeste' por serem a banda de Filadélfia do programa ‘Late Night Show de Jimmy Fallon' ou pelo êxito da canção ‘The Seed', o grupo de hip-hop deu um concerto de rigor técnico e execução notáveis, com destaque, obviamente, para ?uestlove - o baterista do pente espetado na volumosa cabeleira - e para o MC Black Thought, que até trouxe à memória dos presentes o músico desaparecido recentemente, Adam Yauch, dos Beastie Boys.

Antes da banda americana coube à prata da casa animar as hostes: os Xutos & Pontapés fizeram o que seria de esperar: pôr todo um recinto a cantar os hinos de Tim, Zé Pedro e companhia. ‘Chuva Dissolvente', ‘Contentores', ‘Dia de São Receber' e a inevitável ‘Casinha' (com que fecharam a actuação) causaram as maiores reacções de euforia. Felizes também ficaram os mais familiarizados com os temas do início, que puderam escutar, entre outros, ‘Conta-me Histórias' ou ainda ‘Voo das Águias'.

Na mesma noite, nota ainda para a lotação esgotada no palco secundário para Orelha Negra e Thievery Corporation - os únicos nomes que, até agora, conseguiram ter uma assistência considerável naquele espaço.

Ontem, último serão Sudoeste TMN, os fãs (com muitos já de rastos) ouviram os últimos concertos.


TODOS À ESPERA DE DAVID GUETTA NA ÚLTIMA NOITE

O DJ David Guetta, apesar de ter tocado na Zambujeira nas últimas três edições do Sudoeste TMN, era ontem um dos nomes mais esperados pela multidão de festivaleiros, sobretudo os de tenra idade. Mas antes da Herdade da Casa Branca se tornar numa enorme pista de dança, ouviu-se o ‘indie rock' dos americanos Best Coast e dos ingleses The Vaccines. Os também ingleses Two Door Cinema Club e os ritmos pop de Jessie J compuseram o resto do cartaz antes do fim de festa.

MAIS DE 60 MIL LITROS DE CERVEJA CONSUMIDOS

Segundo dados da organização do Sudoeste TMN, foram consumidos, no total, mais de 60 mil litros de cerveja ao longo dos cinco dias do festival. No recinto, cada copo de 0,33 litros custava dois euros, ao passo que os copos de meio litro tinham preço marcado de 3,5 euros.

De acordo com a TMN, principal patrocinadora do evento, o Sudoeste também foi um fenómeno nas redes sociais: cerca de 17 mil pessoas viram alguns dos concertos através da transmissão em directo no Facebook.

Até ao início da noite de ontem, o serão de sexta-feira, com Eddie Vedder como estrela principal, foi o mais concorrido, com 32 mil festivaleiros.

ZAMBUJEIRA DO MAR FESTIVAL SUDOESTE MÚSICA THE ROOTS PLATEIA
Ver comentários