Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

História dos Jesuítas sai em livro dos CTT

Obra contém selos.
J. Pires Santos 20 de Junho de 2016 às 21:36

O livro ‘Jesuítas, Construtores da Globalização’, de José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais, editado pelos Correios de Portugal, já está disponível nas Lojas dos CTT. 

O segundo título do plano editorial dos Correios dedicado aos Jesuítas inclui uma emissão filatélica composta por quatro selos e um bloco e dá-nos a conhecer uma das ordens religiosas mais estudadas nas escolas ocidentais. A Companhia de Jesus foi criada em Paris em 1534 pelo basco Inácio de Loiola (1491-1556) e aprovada pelo papa Paulo III, em 1540.

 

Os selos, que fazem parte integrante do livro, reproduzem as figuras mais relevantes da Companhia: os padres São Francisco Xavier; São João de Brito; Manuel Antunes e Luís Archer, respetivamente nos selos de 0,47 euros; 0,58 euros; 0,75 euros e 0,80 euros.

 

Já o bloco, com o valor facial de 2 euros, apresenta um selo com o Padre António Vieira.

 

‘Jesuítas, Construtores da Globalização’ mostra-nos os grandes marcos desta história e acompanha a projeção mundial desta ordem, sublinhando as maiores inovações e sucessos.


Por sua vez o primeiro livro editado neste ano pelos CTT, lançado a 26 de fevereiro passado com o título ‘Catedrais de Portugal’, da autoria de António Saraiva e uma tiragem de 3 700 exemplares, já está esgotado.

25 ANOS DA ELEVAÇÃO DE ARMAÇÃO DE PÊRA A VILA


Armação de Pêra assinala nesta segunda-feira, 20 de junho, a elevação a vila com um vasto programa do qual se destaca a Exposição Filatélica comemorativa que terá lugar no Clube de Futebol ‘Os Armacenenses’.

A mostra é organizada pela Junta de Freguesia de Armação de Pêra em colaboração com o Agrupamento de Escolas Silves Sul e do Núcleo Filatélico Juvenil ‘O bichinho do selo’ e tem ainda o apoio dos CTT.


Os Correios de Portugal editaram uma marca postal alusiva aos 25 anos da Vila de Armação de Pêra. Os coleccionadores podem solicitar a aposição do carimbo comemorativo na Loja dos CTT de Armação de Pêra.


No certame estarão presentes excelentes coleções filatelistas do Algarve.

colecionismo J. Pires Santos CTT
Ver comentários