Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Homem de paixões muito intensas

Nicolau Breyner casou várias vezes e teve duas filhas.
Rute Lourenço 16 de Março de 2016 às 08:49
‘Nico’ tinha 75 anos.
O pai costumava dizer, em tom de brincadeira, que fazia "caridade sexual" e a verdade é que Nicolau Breyner perdeu a conta às namoradas que teve. Era um homem de grandes paixões, que vivia intensamente o amor "enquanto dura". Teve muitas mulheres, mas apenas três deram o ‘sim’. A última, Mafalda Bessa, esteve a seu lado até ao último verão e, através de uma homenagem partilhada nas redes sociais, assume que nunca deixou de o amar. "Só deixarei de te amar quando o véu da morte cobrir minha face", foram as palavras de Vinicius de Moraes que Mafalda escolheu para homenagear Nico, que era muito ligado aos seus três filhos. Pai só foi duas vezes, de Constança e Mariana, de 21 e 24 anos – fruto da relação com Cláudia Fidalgo Ramos. Os dois não se chegaram a casar e a relação terminou em 1993, altura em que Sofia Sá da Bandeira entrou em cena na vida de Nicolau.

Mas o relacionamento mais polémico acabou por ser o primeiro, com Mafalda Barbosa. Durou apenas seis dias e foi durante a lua de mel que o ator disse à companheira que estava tudo acabado. "Pensei que era melhor acabar logo ali do que mais tarde. Estive casado poucos dias. Foi um total disparate da minha parte", afirmou em entrevista à ‘Sábado’.

Nicolau Breyner era mesmo assim: partia corações e as mulheres atribuíam-lhe o título de galã. No entanto, dizia que quando se apaixonava a sério era para valer... Mas nunca esteve muito tempo com a mesma mulher. A relação mais longa foi com Mafalda Bessa – durou dez anos – mas o ator assumia que os romances não iam mais além por sua culpa . "As coisas correram mal por minha causa. Talvez não saiba viver acompanhado. Se calhar a minha companheira é a solidão." Nicolau morreu sozinho, mas as mulheres da sua vida nunca deixaram de o amar e choram agora a inesperada partida.

Nicolau Breyner ator coração Academia de atores morte óbito
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)