Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Infeção obriga ator António Cordeiro a fazer sete testes à Covid-19

Médicos pensaram que ator tivesse contraído o coronavírus.
André Filipe Oliveira 20 de Maio de 2020 às 01:30
Vidas
António Cordeiro está mais magro após susto
António Cordeiro está mais magro após susto FOTO: Direitos Reservados
António Cordeiro soprou 61 velas na segunda-feira, 18, e teve uma surpresa da mulher Helena, na Casa do Artista, Lisboa, onde está internado desde março, pela perda de faculdades devido à Paralisia Supranuclear Progressiva de que sofre.

Nas imagens, o ator surge mais magro e debilitado. "O António sofreu uma infeção pulmonar há dois meses. Ficou mês e meio internado no Hospital Santa Maria e perdeu muito peso", contou ao CM o amigo Orlando Henrique, responsável pelas iniciativas solidárias promovidas para ajudar o artista. A equipa médica chegou a suspeitar que António Cordeiro tivesse contraído o novo coronavírus. "Fez sete testes à Covid-19, mas deu tudo negativo. Assustou-o um bocado", acrescentou.

Depois do longo período de internamento hospitalar e já fora de perigo, o ator regressou à Casa do Artista, onde continua a receber apoio devido ao seu estado debilitado. Mas, ao contrário do que a equipa clínica esperava, Cordeiro encontra-se estável. "A doença não agravou", revelou Orlando Henriques.

A mulher, Helena Cordeiro, tem sido o maior apoio do marido. Embora tenha optado por colocá-lo aos cuidados da Casa do Artista, continua a visitá-lo regularmente. E mantém contacto diário com a direção e funcionárias da instituição. "O António já não consegue falar, mas continua a reconhecer a família", adiantou fonte ligada à Casa do Artista.


José Raposo presta homenagem a António Cordeiro 

Desde o início da batalha de António Cordeiro contra uma doença degenerativa grave -  Paralisia Supranuclear Progressiva, que o tem feito perder faculdades - que um grupo de amigos do meio artístico se mantém incondicionalmente ao lado do ator.

Entre eles está José Raposo que agora, por ocasião do 61º aniversário do amigo, fez questão de lhe prestar homenagem nas redes sociais, num texto em que lembra também outro ator que está igualmente internado na Casa do Artista, em Lisboa, António Évora.

"Dois Antónios partilham um quarto na Casa do Artista. Sou amigo dos dois. Eles são amigos. São atores. São o ANTÓNIO ÉVORA e o ANTÓNIO CORDEIRO. O Antoónio Cordeiro na 2.ª fez anos, e na Casa do Artista festejou-se o acontecimento entre as assistentes, o António E´vora e a Lena, esposa do Cordeiro", começou por escrever.

O ator recordou o momento em que António Évora lhe ligou a dizer que António Cordeiro tinha dado entrada na Casa do Artista e que os dois iriam partilhar quarto. "Ligou-me feliz quando o António deu entrada na Casa do Artista: 'sabes que o Cordeiro vem para a Casa? E imagina onde fica? No meu quarto! Estou feliz por poder cuidar de um amigo que necessita de apoio!'".

José Raposo lembrou ainda que António Cordeiro sofre de uma doença muito grave e que todo o apoio é pouco, agradecendo a forma como António Évora tem cuidado do ator. "António Cordeiro sofre de uma doença rara que o tornou completamente dependente de outros (a Lena, seu amor de sempre, que o diga...). A isto chama-se amizade. A isto chama-se ser-se um bom ser humano. Porque gosto de ambos, estou feliz!".

Recorde-se que o ator passou recentemente por momentos delicados, e foi obrigado a fazer sete testes à Covid-19. Encontra-se bastante debilitado na Casa do Artista.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)