Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Maestro César Batalha morre aos 76 anos

Compositor, organista e professor, fundou o Coro de Santo Amaro de Oeiras com apenas 15 anos. Foi autor de obras como ‘Eu Vi um Sapo’ ou ‘A Todos um Bom Natal’.
Sónia Dias 16 de Janeiro de 2022 às 09:18
Maestro César Batalha
César Batalha foi o fundador do Coro de Santo Amaro de Oeiras
Maestro César Batalha
César Batalha foi o fundador do Coro de Santo Amaro de Oeiras
Maestro César Batalha
César Batalha foi o fundador do Coro de Santo Amaro de Oeiras
O maestro César Batalha, fundador do Coro de Santo Amaro de Oeiras, morreu na sexta-feira, aos 76 anos, no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, onde estava hospitalizado. O coro diz estar “em luto” e recorda as “centenas” de “amigos, conhecidos e alunos que, ao longo da vida (…) admiraram e estimaram” o maestro, de quem guardam “uma marca de bondade, dedicação e amor”.

Isaltino Morais lamentou a morte do autor do hino da cidade dizendo que esta deixa “não só Oeiras mais pobre, mas o País e até o Mundo”. “Estou profundamente grato ao maestro César Batalha e é com profunda tristeza que me despeço de um dos nossos”, escreveu no Facebook o presidente da Câmara de Oeiras, que decretou luto municipal de dois dias (domingo e segunda-feira). Também o Presidente da República enviou condolências à família do compositor, cujo grupo vocal e canções “representam a dupla consagração de um artista: ser conhecido pelo seu trabalho e ser menos conhecido do que o seu trabalho”.

César Batalha – autor de obras conhecidas do grande público e cantadas por várias gerações, como ‘Eu Vi um Sapo’ ou ‘A Todos um Bom Natal’ - fundou o Coro de Santo Amaro de Oeiras em 1960, com apenas 15 anos. Maestro, compositor, organista e professor, recebeu vários prémios nacionais e internacionais ao longo da sua carreira, como o de Melhor Coro do Ano (1980) ou a Medalha de Mérito Artístico da Câmara Municipal de Oeiras (1981).

O velório de César Batalha realiza-se este domingo, às 11h30, na Igreja de Nova Oeiras, onde segunda-feira será celebrada missa, às 09h30.

Ver comentários