Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Manuel Teixeira Gomes relembrado no TEMPO

A vida e obra do sétimo Presidente da Primeira República Portuguesa é debatida no Colóquio Carnaval Literário, no Teatro Municipal de Portimão (TEMPO).
10 de Abril de 2010 às 00:30
Manuel Teixeira Gomes relembrado no TEMPO
Manuel Teixeira Gomes relembrado no TEMPO

Manuel Teixeira Gomes, natural de Portimão, foi escritor e crítico de música e artes plásticas. A celebração do 150º aniversário do seu nascimento contará com a presença de várias figuras nacionais e internacionais. Assim, os espectadores terão a oportunidade de conhecer várias perspectivas da vida desta multifacetada personalidade.

Além de escritor e crítico, Manuel Teixeira Gomes foi coleccionador de arte, viajante entre o Mar do Norte e as margens africanas do Mediterrâneo, assim como amigo de Fialho de Almeida, Gomes Leal ou Columbano Bordalo Pinheiro, entre outros nomes marcantes do seu tempo.

O público terá a oportunidade de participar no debate com personalidades como o poeta Nuno Júdice, o escritor Hélder Macedo, a pintora e escritora Margarida Tengarrinha, o ensaísta José Augusto França, o professor Eugénio Lisboa ou Khalid Zekri, professor na Universidade Meknès, em Marrocos.

O Colóquio Carnaval Literário decorre nos dias 16 e 17 deste mês, e é sujeito a inscrição. Esta pode ser feita através do número 282 458 061, ou na Casa Manuel Teixeira Gomes.

Ver comentários