Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

MOURA OUVE MÚSICAS DO MUNDO

O castelo de Moura, no distrito de Beja, vai ser, no próximo fim-de-semana, o cenário do festival Salúquia, dedicado às músicas do mundo. "A ideia é colocar Moura no mapa cultural e musical da Península Ibérica tirando partido da multi-culturalidade que caracteriza esta vila raiana", explicou à agência Lusa José Moraes, da produção.
13 de Setembro de 2004 às 00:00
O castelo de Moura
O castelo de Moura
A marroquina Amina Alaoui, os bascos Oskorri e os portugueses Ronda dos Quatro Caminhos constituem o cartaz do certame que se realiza este ano pela primeira vez. A escolha do nome recupera, segundo José Moraes, "a lenda da moura Salúquia que preferiu lançar-se da torre do castelo de Moura a entregar-se às tropas cristãs". Paralelamente, adiantou o mesmo responsável, decorrerão "várias actividades de animação de rua tanto no castelo como no espaço urbano da vila".
O festival Salúquia surge "na sequência das Noites da Moura Encantada, uma tradição de concertos que têm tornado a vila num ponto de encontro com grandes nomes da música como Carlos do Carmo e Júlio Pereira, entre outros", concluiu José Moares.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)