Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

“Mural vai ser recuperado e outros atos de vandalismo serão prevenidos”

A obra encomendada a quatro artistas de rua para assinalar, no muro da Universidade Nova de Lisboa, os 40 anos do 25 de Abril, foi vandalizada e vai ser recuperada pelos próprios artistas. A confirmação foi dada por Carlos Vargas, um dos mentores do projeto, que assegura que a Universidade “vai tomar medidas para prevenir futuros atos de vandalismo”.

29 de Abril de 2014 às 00:00
O mural ao 25 de Abril, criado pela equipa dos Underdogs, vandalizado: duas cruzes suásticas estão desenhadas na cara de Salgueiro Maia
O mural ao 25 de Abril, criado pela equipa dos Underdogs, vandalizado: duas cruzes suásticas estão desenhadas na cara de Salgueiro Maia FOTO: João Pintassilgo

O mural, desenhado por quatro elementos da Associação Underdogs, fundada por Vhils (Alexandre Farto) – Miguel Januário (Kiss My Walls), Diogo Machado (Add Fuel), Gonçalo Ribeiro (MAR) e Frederico Draw – foi inaugurada no passado dia 11 e passou a figurar como homenagem da cidade a um dos heróis da Revolução dos Cravos, Salgueiro Maia.

No entanto, pouco depois da inauguração, foi vandalizado: na cara do capitão de Abril, foram desenhadas duas cruzes suásticas, símbolo associado ao fascismo nazi.

“Tomei conhecimento do acto de vandalismo na manhã de dia 26 de Abril e contactei de imediato os Underdogs”, conta Carlos Vargas ao CM. “Neste momento, estamos a aguardar que um deles tenha disponibilidade para corrigir a situação”, acrescenta, explicando que a Universidade vai tomar medidas para que este, e outros atos de vandalismo, sejam prevenidos de futuro.

“Infelizmente, os Underdogs têm bastante experiência neste tipo de vandalismo, pelo que nos aconselharam a adquirir um verniz especial que cobrirá o mural e que tornará, de futuro, muito mais fácil eliminar qualquer acrescento que se lhe faça”, explicou. “O mural teve um impacto importante na comunidade, e merece ser preservado.”

O verniz, “extremamente barato” (“o custo não chegará aos 300 euros”) será aplicado em toda a obra. “Qualquer ato de vandalismo será facilmente apagado, lavando. O que vai dar mais trabalho é a própria aplicação, porque será preciso montar os andaimes”, conclui Carlos Vargas.

Cultura Mural do 25 de Abril Underdogs Universidade Nova de Lisboa Salgueiro Maia Carlos Vargas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)