Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Novo livro de Mário de Carvalho sai em Setembro

O novo livro de Mário de Carvalho, "O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel" é editado em Setembro e marca a entrada escritor no grupo Porto Editora que editará toda a sua obra a partir do próximo ano.
27 de Agosto de 2012 às 09:37
O escritor Mário de Carvalho
O escritor Mário de Carvalho FOTO: Marta Poppe / Jornal de Negócios

Em comunicado enviado à Lusa, a Porto Editora adianta que "O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel" será publicado no dia 6 de Setembro e "a partir do próximo ano, toda a obra do autor será reeditada em colecção própria".

Mário de Carvalho, 67 anos, tem praticamente toda a sua obra, desde "Contos da Sétima Esfera", publicada pela Editorial Caminho, à excepção de "Quando o diabo reza", editado o ano passado pela Tinta da China.

Para o responsável da Divisão Literária de Lisboa da Porto Editora, Manuel Alberto Valente, a entrada do romancista e dramaturgo no grupo editorial, "é motivo de grande orgulho, sobretudo tendo a oportunidade de iniciar essa relação com a publicação de um novo livro".

Natural de Lisboa, advogado de profissão, a estreia de Mário de Carvalho nas lides literárias foi amplamente saudada pela crítica da época. O crítico literário João Gaspar Simões afirmou a propósito de "Contos da Sétima Esfera" (1981) que era "surpreendente, desconcertante, inclassificável na tradição portuguesa".

O autor desde muito cedo militou na oposição ao regime do Estado Novo, tendo sido condenado a dois anos de cadeia, acabando por se exilar na Suécia quando tinha cumprido a maior parte da pena.


Regressou a Portugal depois do 25 de Abril de 1974, exerceu advocacia, e "tem praticado diversos géneros literários, romance, novela, conto e teatro, percorrendo várias épocas e ambientes, sempre em edições sucessivas", escreve a Porto Editora.

Mário de Carvalho "utiliza uma multiforme mudança de registos que tanto pode moldar uma narrativa histórica como um romance de actualidade, um tema dolente e sombrio, como uma sátira viva e certeira, uma escrita cadenciada e medida, como a pulsão duma prosa endiabrada e surpreendente", sublinha a editora.

Mário de Carvalho tem visto as suas obras sido distinguidas com os Grandes Prémios do Romance, Conto e Teatro da Associação Portuguesa de Escritores, os prémios Pen-clube, Internacional Pégaso e Giuseppe Acerbi e ainda dois prémios Fernando Namora/Estoril Sol, encontrando-se os seus títulos traduzidos em várias línguas.

Entre as suas obras, que serão reeditadas com a nova chancela a partir de 2013, refira-se "Os Alferes", "A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho", "A paixão do Conde Fróis", "Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde", "Fantasia para dois coronéis e uma piscina" ou "A sala magenta".

"'O Varandim seguido de Ocaso em Carvange' são a comprovação dessa extrema versatilidade", remata a Porto Editora.

Na sexta-feira de manhã, em Lisboa, a Porto Editora apresenta as próximas novidades literárias.

Mário de Carvalho livro Porto Editora escritor "O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel"
Ver comentários