Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

O flamenco empresta ritmo ao palco louletano

O flamenco será o tema principal das comemorações do Dia Mundial da Dança no concelho de Loulé. O projecto Luna Flamenca vai subir ao palco do Centro Paroquial da cidade, sob a égide da recuperação do esplendor da tradição flamenca dos ‘cafés cantantes’.
24 de Abril de 2010 às 00:30
O flamenco empresta ritmo ao palco louletano
O flamenco empresta ritmo ao palco louletano

A formação é estruturada com canto, guitarra e baile, sendo todos os artistas andaluzes. O elenco da formação é constituído pelos bailarinos Marina Valiente e Felipe Mato, acompanhados no canto e palmas por Inma e Trini, e Paco Iglesias com o som das cordas da guitarra. O espectáculo conta com ‘tanguillos’, ‘bulerías’ ou ‘alegrías’, em diferentes géneros, guitarra solista ou de acompanhamento, o canto a solo e o canto que acompanha o baile, e alguns momentos de bailado puro. Momentos que se esperam com muito ‘compás’ (ritmo).

O flamenco é um estilo musical e de dança fortemente influenciado pela cultura cigana e que encontra as suas raízes nas culturas judaica e árabe. Este género começou por ser apenas constituído por voz, tendo mais tarde integrado a guitarra, as palmas, o sapateado e o baile. Existem várias estruturas rítmicas, entre elas algumas bem conhecidas do público português, como a rumba e também as sevilhanas.

O espectáculo realiza-se pelas 21h30 do dia 29 de Abril.

Ver comentários