Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Óbito/Fonseca e Costa: PCP pesaroso com morte do amigo

Elogiou "o cineasta, o intelectual que ao longo de 50 anos construiu uma impressionante filmografia".
2 de Novembro de 2015 às 23:21
José Fonseca e Costa faleceu no domingo
José Fonseca e Costa faleceu no domingo FOTO: Gisela Caridade

O PCP endereçou uma mensagem de condolências à família do cineasta José Fonseca e Costa, falecido no domingo, dia 01, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, de uma pneumonia, na sequência de uma pré-leucemia.

Em comunicado enviado à Agência Lusa, o Secretariado do Comité Central do PCP manifestou "o seu sentido pesar pelo falecimento do amigo José Fonseca e Costa, figura incontornável da cultura portuguesa e um dos nomes mais marcantes do cinema português".

Na mensagem endereçada, o PCP elogiou "o cineasta, o intelectual que ao longo de 50 anos construiu uma impressionante filmografia onde pontificou uma visão da produção e da fruição cinematográfica como direitos e não como nichos de elite".

Destacou também "uma visão do cinema para as massas, na medida da elevação da sua consciência e não da diminuição da qualidade da sua produção, como se pode verificar no seu filme "cinco dias e cinco noites", realizado em 1995 a partir da obra de Álvaro Cunhal, com o mesmo nome".

Por fim, o PCP destacou ainda "não apenas o cineasta e o intelectual, mas também o Homem, que desde a sua juventude assumiu a sua condição de antifascista e anticolonialista, mantendo sempre uma ligação estreita às suas origens e uma luta persistente pela liberdade e a democracia".

PCP José Fonseca e Costa morte amigo mensagem condulências cineasta
Ver comentários