Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

‘Os Conselhos da Noite’ com Adolfo Luxúria Canibal chega aos cinemas

Músico dos Mão Morta faz parte do elenco bracarense de um filme que se debruça sobre a ‘nova’ cidade dos arcebispos.
Miguel Azevedo 17 de Setembro de 2020 às 08:26
Adolfo Luxúria Canibal em viagem a Braga chega aos cinemas
Adolfo Luxúria Canibal em viagem a Braga chega aos cinemas FOTO: Direitos Reservados
Uma carta de amor a Braga, um regresso a casa do filho pródigo. Entre enredo, atores e convidados, ‘Os Conselhos da Noite’, filme que esta quinta-feira estreia em Portugal com Adolfo Luxúria Canibal no papel do dono de um cinema local, é um drama conflituoso que se debruça sobre a cidade dos arcebispos, entre o passado e o presente.

O filme, todo ele rodado em Braga (o Mosteiro de Tibães e a Sé são alguns dos cenários) é realizado por um cineasta bracarense (José Oliveira faz aqui a sua estreia) e conta com um elenco também quase todo ele natural daquela cidade, constituído por Marta Carvalho, Camilo Silva, José Miguel Braga e, claro, Adolfo Luxúria Canibal.

Com o ator Tiago Aldeia no principal papel, ‘Os Conselhos da Noite’ conta a história de Roberto, um ex-jornalista desiludido que deixa o Alentejo, onde viveu os últimos anos, e regressa à cidade de Braga, onde nasceu, agora para morrer, depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro.

Ao chegar, surpreende-se com o que vê: uma cidade em mudança, cosmopolita e cheia de vida. O argumento reflete, em parte, a também história de vida do realizador, assim como de muitos bracarenses que deixaram um dia uma cidade adormecida e regressaram anos depois para descobrirem um centro urbano em desenvolvimento.

Com argumento assinado por José Oliveira e João Palhares, o filme teve a sua estreia no início de março no Fantasporto.

Conselhos da Noite José Oliveira Adolfo Luxúria Canibal Os Conselhos da Noite Braga
Ver comentários