Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

‘Os Conselhos da Noite’ com Adolfo Luxúria Canibal chega aos cinemas

Músico dos Mão Morta faz parte do elenco bracarense de um filme que se debruça sobre a ‘nova’ cidade dos arcebispos.
Miguel Azevedo 17 de Setembro de 2020 às 08:26
Adolfo Luxúria Canibal em viagem a Braga chega aos cinemas
Adolfo Luxúria Canibal em viagem a Braga chega aos cinemas FOTO: Direitos Reservados
Uma carta de amor a Braga, um regresso a casa do filho pródigo. Entre enredo, atores e convidados, ‘Os Conselhos da Noite’, filme que esta quinta-feira estreia em Portugal com Adolfo Luxúria Canibal no papel do dono de um cinema local, é um drama conflituoso que se debruça sobre a cidade dos arcebispos, entre o passado e o presente.

O filme, todo ele rodado em Braga (o Mosteiro de Tibães e a Sé são alguns dos cenários) é realizado por um cineasta bracarense (José Oliveira faz aqui a sua estreia) e conta com um elenco também quase todo ele natural daquela cidade, constituído por Marta Carvalho, Camilo Silva, José Miguel Braga e, claro, Adolfo Luxúria Canibal.

Com o ator Tiago Aldeia no principal papel, ‘Os Conselhos da Noite’ conta a história de Roberto, um ex-jornalista desiludido que deixa o Alentejo, onde viveu os últimos anos, e regressa à cidade de Braga, onde nasceu, agora para morrer, depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro.

Ao chegar, surpreende-se com o que vê: uma cidade em mudança, cosmopolita e cheia de vida. O argumento reflete, em parte, a também história de vida do realizador, assim como de muitos bracarenses que deixaram um dia uma cidade adormecida e regressaram anos depois para descobrirem um centro urbano em desenvolvimento.

Com argumento assinado por José Oliveira e João Palhares, o filme teve a sua estreia no início de março no Fantasporto.

Conselhos da Noite José Oliveira Adolfo Luxúria Canibal Os Conselhos da Noite Braga
Ver comentários