Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Porto é a partir de hoje capital do fantástico

Festival de cinema arranca no Teatro Rivoli e só termina no dia 8 de março.
Miguel Azevedo 25 de Fevereiro de 2020 às 08:04
’Adverse’ é o filme que, na sexta-feira, marca o arranque da competição
’Adverse’ é o filme que, na sexta-feira, marca o arranque da competição FOTO: Direitos Reservados
É com a assinatura de Ridley Scott e o clássico ‘Blade Runner’ de 1982 que o Fantasporto, um dos festivais de cinema fantástico mais prestigiados a nível europeu e mundial, dá hoje o pontapé de saída da sua 40ª edição.

Esta quarta-feira, o Grande Auditório do Teatro Rivoli recebe ‘Dracula’, de Francis Ford Coppola, e quinta-feira ‘Touro Enraivecido’, de Martin Scorsese. Já a competição propriamente dita arranca na sexta-feira, com a antestreia mundial do thriller ‘Adverse’ de Brian A. Metcalf, que conta com Mickey Rourke no principal papel. O filme conta a história de um motorista que, para salvar a irmã, tem de se infiltrar num perigoso grupo criminoso, sob indicação de um dos seus passageiros.

Idealizado por Mário Dorminsky e Beatriz Pacheco Pereira em 1981, o Fantasporto oferece, no ano em que comemora 40 anos de existência, treze dias de festa para o mundo do cinema (termina dia 8 de março), onde produtores, realizadores, atores, distribuidores e público se fundem num programa multifacetado, com filmes de todas as proveniências e géneros.

A ficção científica anda de braço dado com o terror e o drama intimista anda lado a lado com o documentário ou o filme de autor. Contas feitas, este ano serão exibidos filmes de 68 países. São 4 secções competitivas com júris internacionais próprios, que se "alimentam" das mais recentes produções mundiais, vindas de todo o mundo.

Do festival fazem ainda parte conferências, debates, escolas de cinema que mostram os seus filmes, apresentações de livros ou exposições de artes plásticas, apelando sempre à criação do gosto cultural.
Porto Blade Runner Ridley Scott Fantasporto artes cultura e entretenimento cinema
Ver comentários