Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Romance inacabado de Saramago é apresentado no Teatro Nacional D. Maria II

Apresentação de 'Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas' está marcada para a próxima quinta-feira, a partir das 18h30.
26 de Setembro de 2014 às 10:00
O escritor português José Saramago faleceu em junho de 2010.
O escritor português José Saramago faleceu em junho de 2010. FOTO: ESTELA SILVA / LUSA

A apresentação do romance incompleto de José Saramago, 'Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas', realiza-se na próxima quinta-feira no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.


A sessão de apresentação, marcada para às 18h30, conta com a participação do catedrático de psicologia António Sampaio da Nóvoa, do juiz Baltasar Garzón e do escritor Roberto Saviano, anunciou a Porto Editora, que chancela a obra.


No decorrer da sessão "serão projetadas as ilustrações de Günter Grass que integram o livro", avança o comunicado.


Antecedendo a apresentação do romance de Saramago, também no Teatro Nacional, realiza-se às 17h00 uma conferência por Baltasar Garzón e Roberto Saviano.

De manhã a presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Río, participa numa visita para a comunicação social à Fábrica de Braço de Prata, no bairro lisboeta de Xabregas, onde se passa parte da narrativa. 


A editora cita uma nota escrita por José Saramago, datada de agosto de 2009, na qual o escrito afirma: "Afinal, talvez ainda vá escrever outro livro. Uma velha preocupação minha (porquê nunca houve uma greve numa fábrica de armamento) deu pé a uma ideia complementar que, precisamente, permitirá o tratamento ficcional do tema".


A obra ficou incompleta. José Saramago, o único escritor de língua portuguesa distinguido com o Prémio Nobel de Literatura, morreu na ilha espanhola de Lanzarote, no arquipélago das Canárias, em junho de 2010.

José Saramago romance apresentação Teatro Nacional D. Maria II prémio nobel escritor
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)