Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Setor da cultura desespera por apoios que tardam em chegar

Paulo Branco pede “plano de emergência” para assegurar sobrevivência dos artistas durante pandemia do coronavírus.
Sónia Dias 28 de Março de 2020 às 10:26
Sala de cinema vazia
Sala de cinema vazia FOTO: Getty Images

O setor da Cultura, já de si marcado pela precariedade, está a ser um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19. No cinema, produtores, distribuidores e artistas falam de "asfixia" numa altura em que precisam mais do que "pequenas esmolas" do Governo.

Mas não é assim em todo o lado. A Alemanha anunciou um pacote de medidas no valor de 50 mil milhões de euros para artistas e empresas da área. "Os artistas não são só indispensáveis, mas também vitais, sobretudo agora", disse a ministra da Cultura alemã, Monika Grütters. França vai avançar com uma primeira fase de "medidas excecionais" que custarão 22 milhões. Por cá, o Ministério da Cultura disponibilizou linha de apoio de 1 milhão de euros para artistas e entidades culturais  "em situação de vulnerabilidade".

"Em Portugal, a Cultura sempre viveu de esmolas, apesar de ser essencial para o ser humano", afirma Paulo Branco. "Este princípio vai custar ainda mais dinheiro ao Estado que, em vez de nos apoiar para podermos ajudar o País a recuperar, está a asfixiar-nos", continua o produtor, fazendo referência a "verbas do Instituto do Cinema e do Audiovisual [ICA] que estão cativas há anos pelo ministério das Finanças" e que podiam ser utilizadas para criar um "plano de emergência".

PORMENORES
Plataforma
O Governo vai apoiar a criação de uma "plataforma inédita" para que empresas e entidades públicas e privadas façam um "investimento direto e imediato" em projetos artísticos, anunciou a ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Manifesto
Figuras das artes subscreveram um ‘Manifesto em Defesa de um Presente com Futuro’ na Cultura, dirigido ao Governo e outras entidades, em que sugerem medidas como a contratação de agentes culturais e a constituição de fundos para aquisição de obras.

Governo Futuro’ na Cultura Covid-19 artes cultura e entretenimento política autoridades locais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)