Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Benfica repudia ação da polícia e lamenta situação com atleta Ricardo dos Santos

Atleta foi interpelado e algemado pela polícia de Londres, depois de ser mandado parar enquanto conduzia.
Lusa 7 de Julho de 2020 às 14:18
Ricardo dos Santos
Ricardo dos Santos
Ricardo dos Santos
Ricardo dos Santos
Ricardo dos Santos
Ricardo dos Santos
O Benfica lamentou e repudiou hoje o incidente que envolveu o atleta Ricardo dos Santos, que no sábado foi interpelado e algemado pela polícia de Londres, depois de ser mandado parar enquanto conduzia.

"Todas as formas de racismo são intoleráveis e este episódio é mais um exemplo, entre tantos que infelizmente ocorrem todos os dias, que reforça a necessidade de refletirmos, mudarmos e lutarmos por uma sociedade mais justa", refere o clube, através da sua newsletter diária.

No sábado, quando se dirigia de automóvel para casa, na companhia da mulher, a também atleta Bianca Williams, e o filho de três meses, Ricardo dos Santos foi mandado parar, algemado e acusado de cheirar a canábis.

O atleta pediu que lhe fizessem um teste de despistagem, que não aconteceu, e a polícia acusou-o, sem o multar, de ir acima da velocidade permitida, com Ricardo dos Santos a acusar as autoridades de racismo.

O velocista, tal como o seu treinador, o antigo campeão olímpico e mundial Linford Christie, explicou que não é a primeira vez que é abordado pela polícia, desde que adquiriu um carro de gama superior, e disse que vai processar as autoridades, considerando serem atitudes racistas.

Hoje, o Benfica deixou a "manifestação de solidariedade" ao atleta, um dia depois de Ana Oliveira, diretora do Benfica Olímpico e ex-atleta também ter manifestado a sua indignação com o sucedido.

"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra. Força", escreveu Ana Oliveira na rede social Instagram.

Ricardo dos Santos, que vive e treina em Londres, deverá regressar a Portugal no início de agosto para preparar e competir no nacional de atletismo de clubes.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)