Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

CMVM multa Álvaro Sobrinho e Holdimo

Sanções dizem respeito ao aumento do capital social da Sporting SAD.
António Sérgio Azenha 26 de Novembro de 2020 às 09:19
Álvaro Sobrinho
Álvaro Sobrinho FOTO: Vítor Chi
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) multou Álvaro Sobrinho e a Holdimo, controlada por Sobrinho, por não terem informado, no prazo legal, que a Holdimo detinha uma participação de 29,85% no capital social da Sporting SAD. Sobrinho foi multado em 25 mil euros e a Holdimo sofreu uma coima de igual montante.

As multas estão relacionadas com o aumento de capital da Sporting SAD, em 2014, quando um crédito de 20 milhões de euros da Holdimo sobre a Sporting SAD foi convertido em ações da SAD leonina de igual valor. Para a CMVM, a Holdimo e Sobrinho violaram o dever de comunicação de participação qualificada.

Na decisão divulgada esta quarta-feira no site, a CMVM afirma que a Holdimo “tinha o dever de informar a CMVM, no prazo de quatro dias de negociação após o dia da ocorrência do facto ou do seu conhecimento, da detenção da participação de 29,85% do capital social da Sporting SAD e, concomitantemente, da ultrapassagem do limiar de participação de 25% dos direitos de voto e do capital social da Sporting SAD”. A CMVM acrescenta que este dever aplicava-se também a Sobrinho, por deter 99,8% do capital social da Holdimo e estar “em relação de domínio com a arguida Holdimo”. O Ministério Público está a investigar esta operação de aumento de capital da Sporting SAD, por suspeitas de branqueamento de capitais.
CMVM Álvaro Sobrinho Sporting SAD Holdimo Comissão do Mercado de Valores Mobiliários desporto futebol
Ver comentários