Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Federação do Mali apoia Marega e desafia a "erradicar" racismo do futebol

Comité Executivo condena "atos desprezíveis que não honram o futebol" e diz que os abusos não têm lugar nos estádios.
Lusa 17 de Fevereiro de 2020 às 15:13
Marega
Marega FOTO: Vítor Sousa
A Federação de Futebol do Mali manifestou esta segunda-feira "consternação e indignação" pelos atos racistas de que Marega foi alvo em Guimarães, instando os organismos responsáveis a "erradicar" da modalidade "todas as formas de discriminação".

"O Comité Executivo [federativo] condena com todas as suas energias estes atos desprezíveis que não honram o futebol. Estes abusos não têm lugar nos nossos estádios, que devem permanecer locais de comunhão, alegria e respeito", frisa, em comunicado.

No domingo, Marega pediu para ser substituído ao minuto 71 do jogo da 21.ª jornada da I Liga, entre o FC Porto e o Vitória de Guimarães, depois de ter sido alvo de cânticos e gritos racistas por parte de adeptos da equipa minhota.

Vários jogadores do FC Porto e do Vitória de Guimarães tentaram demovê-lo, mas Marega mostrou-se irredutível na decisão de abandonar o jogo, numa altura em que os 'dragões' venciam por 2-1, resultado com que terminou o encontro.

O organismo federativo do Mali desafia a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a FIFA e a Confederação Africana de Futebol (CAF) a "erradicar todas as formas de discriminação, exclusão e desigualdade que afetam as pessoas, independentemente da sua origem e condição".

Em curto comunicado, a federação do Mali sublinhou o facto de ter acompanhado "com consternação e indignação estes atos racistas contra" Marega, autor do segundo golo do FC Porto em Guimarães.

"Nestes tempos difíceis, [a federação] reafirma o seu total apoio e solidariedade com Moussa Marega", conclui a nota, referindo-se ao jogador que na época 2016/17 representou o Vitória de Guimarães, por empréstimo do FC Porto.

Mali Moussa Marega Federação de Futebol do Mali Guimarães Vitória de Guimarães FC Porto desporto futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)