Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Morreu Seninho, o ex-jogador do FC Porto que foi colega de grandes craques

Futebolista jogou com Pelé.
4 de Julho de 2020 às 13:33
Seninho, ex-jogador do FC Porto, morreu na madrugada deste sábado aos 71 anos, no Hospital de São João. O antigo extremo dos dragões, que terminou a carreira nos Estados Unidos, sofria de complicações pulmonares.

Arsénio Rodrigues Jardim "Seninho" disputou 275 jogos ao longo da carreira, 150 com a camisola dos dragões, e deixou o seu nome na história num jogo muito particular com o Manchester United na Taça das Taças de 1977/78: foi o herói 'veloz' da segunda mão, em Old Trafford.

"Lembro-me de tudo como se fosse hoje. Tínhamos ganho 4-0 nas Antas e estava lá toda a imprensa mundial para ver a equipa que tinha conseguido esse feito. Marquei dois golos, por sinal muito bonitos, que foram decisivos, porque perdemos 5-2. A nossa equipa era fabulosa", recordava a Record numa entrevista em 2004, sublinhando o jogo que mudaria a sua vida e que o colocaria no radar do Cosmos... de Pelé.

"Segundo me disse depois o Pelé, eles já me conheciam, pois tinham vindo a Portugal ver alguns jogos, mas ninguém soube. No final do jogo, fiquei a saber que os olheiros do Real Madrid, Atlético Madrid, AC Milan e até mesmo o próprio Manchester United, tinham gostado da minha exibição. Fiquei naturalmente entusiasmado. Mas foi na manhã seguinte ao jogo de Manchester que o representante do Cosmos me colocou uma proposta fabulosa à minha frente. Meio milhão de dólares (o que era 20 mil contos nessa altura) e um contrato para três anos. Era mesmo muito dinheiro para aquela época e aceitei de imediato, mas também avisei que tinha uma entidade patronal que tinha o direito de opção sobre o meu passe e que teria primeiro de falar com o FC Porto. Tive algumas dificuldades em sair do FC Porto, mas a situação acabou por se resolver para bem de todas as partes".

A mensagem de Sérgio Conceição

Na conferência de imprensa de lançamento do jogo com o Belenenses SAD, Sérgio Conceição lamentou a perda do antigo antigo dos dragões.

"Lamento a perda de um desportista de eleição, como tem acontecido ao longo da nossa vida, infelizmente é isto. Tem um trajeto de grande qualidade dentro do campo não só fora dele, há que lamentar a perda de uma pesoa como ele", disse.
Seninho Manchester United FC Porto Hospital de São João Estados Unidos Cosmos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)