Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

“O Sporting está a perder identidade”

O empate do Sporting em Paços de Ferreira (0-0) veio acentuar ainda mais a crise no clube, que não vence há cinco jogos. A responsabilidade tem vários rostos, mas Bettencourt é o alvo de todas as críticas. Carlos Barbosa da Cruz, vice-presidente do Conselho Directivo no consulado de Soares Franco, está preocupado com o futuro do clube e com os primeiros meses de mandato do actual presidente à frente dos leões.
14 de Fevereiro de 2010 às 00:30
Carlos Barbosa da Cruz é um dos notáveis preocupados com a situação do Sporting, e discorda das justificações dadas por Bettencourt para a crise que está a ser vivida em Alvalade
Carlos Barbosa da Cruz é um dos notáveis preocupados com a situação do Sporting, e discorda das justificações dadas por Bettencourt para a crise que está a ser vivida em Alvalade FOTO: D.R.

"Bettencourt tem tido uma gestão em que concentra os poderes, o que não está em conformidade com a tradição e prática, nem com os estatutos. Há indícios preocupantes de uma crise institucional e perda de identidade. Não me revejo no modelo de governação de Bettencourt, nem nas críticas, nem nas justificações que dá para o momento que o Sporting está a atravessar", disse ao Correio da Manhã.

O antigo dirigente lamentou as declarações de José Eduardo Bettencourt, onde refere que o Sporting "não é uma organização vencedora" e que perdeu três ou quatro anos em que não aconteceu nada. "Ele foi vice-presidente de Soares Franco durante quatro anos. Faz críticas e dissocia-se delas, mas foi parte integrante da estrutura. Isso não me parece correcto da parte dele", observou.

Quanto à estrutura do futebol, a que Bettencourt fez reparos, Carlos Barbosa da Cruz preferiu fazer correcções. "A SAD de Soares Franco transitou integralmente para o mandato de Bettencourt, com Paulo Bento a treinador, Pedro Barbosa como director para o futebol, Ribeiro Telles e Rita Figueira. Quem perpetuou essa estrutura foi Bettencourt", disse o ex-vice do Sporting e advogado, recordando: "Não foi Bettencourt que os mandou embora. Todos saíram pelo seu próprio pé. E o pilar da candidatura de José Eduardo Bettencourt à presidência do clube foi manter a SAD inalterável". "O Conselho Directivo e a Administração da SAD não existem", concluiu.

REACÇÕES

"SÓCIOS ADORMECIDOS E DESINTERESSADOS", Isabel Trigo Mira, Ex-dirigente

"Bettencourt devia estar rodeado por pessoas mais competentes. Sinto-o um pouco sozinho, e assim é difícil. Sei que ele é um grande sportinguista e uma pessoa honesta, mas esperava mais dele nestes primeiros meses de mandato. Estou muito preocupada com o momento do Sporting. Sinto os adeptos adormecidos, resignados e desinteressados. "

"PRESIDENTE NEM ME CHEGOU A ILUDIR", Jorge Gabriel, Apresentador

"Bettencourt não me desiludiu, pois nem sequer me chegou a iludir, e eu nas eleições apoiava Paulo Pereira Cristóvão. O Sporting há anos que não tem profissionais altamente competitivos. Isto só lá vai ou com sportinguistas, ou com pessoas capazes na estrutura do futebol. O Sporting precisa de gestores desportivos e não de gestores bancários. "

"ESPERAVA MUITO MAIS DE BETTENCOURT", Couto dos Santos, Empresário 

"Esperava muito mais de José Eduardo Bettencourt. Tem havido problemas claros de gestão. Há uma falta de liderança a todos os níveis. A aura do presidente desvaneceu-se muito rapidamente.O balão esvaziou-se. Há erros estratégicos inaceitáveis, e deviam ter negociado jogadores que queriam sair e andam desmotivados, como Veloso, Moutinho e Izmailov."

APONTAMENTOS

CARRIÇO

Carvalhal esteve 10 minutos à conversa com Carriço no treino de ontem, após o empate em Paços de Ferreira (0-0).

SESSÃO LIGEIRA

A sessão de treino foi muito ligeira: 15 minutos de corrida e exercícios de ginásio.

VIAGEM AMANHÃ

O Sporting viaja amanhã de manhã para Liverpool e às 19h00 faz o treino de adaptação à relva e à iluminação. Meia hora antes, o técnico Carlos Carvalhal e um jogador fazem a antevisão do jogo em conferência de imprensa.

CONVOCADOS

Carvalhal divulga hoje a lista de convocados para o jogo com o Everton. O Sporting treina hoje de manhã.

MOUTINHO

Moutinho vai voltar a ser observado pelo Everton, que quis o jogador há um ano. 

VELOSO E IZMAILOV APTOS

Miguel Veloso e Izmailov treinaram ontem sem limitações e são opção para o jogo de terça-feira em Liverpool, frente ao Everton, para a Liga Europa. Miguel Veloso queixava-se de dores no adutor da coxa esquerda, mas ontem já trabalhou integrado e deve mesmo ser opção.

Izmailov, que está em vias de se transferir para o Lokomotiv de Moscovo, também voltou a treinar em pleno, depois de ter falhado o jogo em Paços de Ferreira (1-1), naquela que foi a quinta partida dos leões sem ganhar.

Nikolai Naumov, presidente do Lokomotiv, confirmou a existência de uma proposta, mas espera ainda pela resposta definitiva do Sporting. "As negociações estão a decorrer. Temos a mesma posição que em relação a Pavlyuchenko", referindo que, no caso do Tottenham, se este "não responder em trêsa cinco dias, vamos retirar a proposta", assegurou o dirigente.

Ver comentários