Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Ronald Koeman alerta para consequências da pandemia noutras patologias

Selecionador holandês de futebol sofreu um problema cardíaco no início de maio.
Lusa 29 de Maio de 2020 às 13:00
Ronald Koeman
Ronald Koeman FOTO: Getty Images
O selecionador holandês de futebol, Ronald Koeman, que sofreu um problema cardíaco no início de maio, admitiu esta sexta-feira que a preocupação com a covid-19, poderá estar a afetar os doentes que sofrem de outras patologias.

"A minha consulta de cardiologia [marcada para 19 de março] foi adiada devido ao coronavírus. Pergunto-me quantas pessoas perderam a vida por causa de adiamentos como o meu", questionou o antigo treinador do Benfica, numa entrevista televisiva a um canal holandês.

Koeman, que sofreu um problema cardíaco em 03 de maio, e teve de ser sujeito a um cateterismo, admite que foi um "sortudo" por ter tido a assistência médica urgente de que necessitava.

"Nos cuidados intensivos, todos estavam fixados nos doentes infetados com coronavírus", afirmou Koeman, lembrando que na sua família "há várias pessoas com problemas cardíacos" e que o adiamento da sua consulta teve efeitos que poderiam ter sido fatais.

Em 03 de maio, o atual selecionador dos Países Baixos sentiu fortes dores no peito após um treino de bicicleta, e foi sujeito a um cateterismo, que é um procedimento utilizado para libertar a artéria que esteja demasiado estreita ou bloqueada através da implantação nesta de uma prótese intravascular.

O antigo futebolista, que treinou o Benfica em 2005/06, garantiu, entretanto, estar recuperado, e agradeceu ao pessoal médico que o ajudou "rapidamente e de forma fantástica".

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 357 mil mortos e infetou mais de 5,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ronald Koeman Benfica desporto futebol saúde questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)