Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Rúben Amorim: "Mantenho os pés no chão"

Treinador do Sporting diz ter noção de que “tudo pode mudar de um momento para o outro”.
Sara Guterres 6 de Julho de 2020 às 08:29
A carregar o vídeo ...
30 - sporting
Temos de ter noção de que tudo pode mudar de um momento para o outro. Eu tenho. Mantenho sempre os pés no chão e tento que os jovens façam o mesmo”. Foi desta forma que Rúben Amorim reagiu este domingo quando questionado sobre se sente que é um ‘treinador da moda’, devido ao ciclo positivo que o Sporting atravessa.

O técnico, que falava na antevisão do jogo desta segunda-feira (21h00) com o Moreirense, permanece invicto em jogos da Liga (cinco vitórias e um empate), mas mostrou-se consciente de que um desaire pode acontecer. “O pensamento no balneário e no treino é: ‘Vamos perder um dia, mas não será esta semana.’ A preparação é sempre para vencer. Quando perdermos, logo se verá. Estaremos preparados para isso”, frisou.

Sobre uma possível motivação extra por parte dos oponentes para quebrarem o ciclo de Rúben Amorim, o técnico desvalorizou essa hipótese: “Certamente que os adversários não estão no balneário a dizer que vão jogar contra o Rúben Amorim. Vão jogar contra o Sporting e isso é a maior motivação”.

À hora da conferência de imprensa era “matematicamente possível” chegar ao primeiro lugar até ao final da época (ver páginas 4 e 5). Ainda assim, e caso continue sem conhecer o sabor amargo da derrota, Amorim recusa sentir-se campeão, mesmo sem chegar ao título: “Serei campeão quando o Sporting for. Até lá, temos objetivos. O sucesso não passa apenas por isso, mas estamos no bom caminho. Campeão haverá um e, este ano, não será o Sporting.”

Quanto ao adversário de hoje, o treinador leonino espera uma “boa” luta frente aos minhotos. “O Moreirense é uma excelente equipa. Quer mostrar que não é por acaso que tem uma derrota em 11 jogos, mas o Sporting está preparado”, analisou o técnico sportinguista.

Rúben Amorim falou ainda sobre o mercado e considera que é uma incógnita: “Temos de ver que resposta dão os jogadores da formação, assim como que propostas teremos, que jogadores vão e os que querem sair. Iremos buscar jogadores de qualidade”.

"Vencer num dia excelente"
“Se o Sporting não estiver num dia bom e se nós estivermos num excelente, podemos vencer”, disse este domingo Ricardo Soares. O treinador do Moreirense já não conta com Iago, central que saiu para o Al Taawon, na Arábia Saudita.

pormenores
Jovane recuperado
Para o jogo em Moreira de Cónegos, Amorim pode contar com Jovane Cabral e Acuña, recuperados das respetivas lesões. O técnico, contudo, avisou que ninguém tem “lugar garantido”.

Tosin referenciado
Aiyegun Tosin (Zurique) está referenciado pelo Sporting. O extremo nigeriano, de 22 anos, está avaliado em cerca de oito milhões de euros.

Joelson é cobiçado
O Barcelona está a seguir Joelson Fernandes, de 17 anos. O interesse dos catalães foi reforçado pelo ‘Don Balón’. “Depois de Trincão”, é a nova pérola lusa “a encher o olho” ao diretor desportivo Abidal, escreve a publicação espanhola.
Rúben Amorim Sporting Moreirense Jovane Cabral Joelson Fernandes Aiyegun Tosin desporto futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)