Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

SOUSA VENCE ÚLTIMA ETAPA DO RALI DO ORIENTE

O português Carlos Sousa (Mitsubishi Strakar) venceu este sábado a sexta e última etapa do Rali do Oriente – Cappadocia 2003, disputado na Turquia, terminando a prova em segundo lugar, a quatro segundos do vencedor, o francês Jean Louis Schlesser (Buggy Ford).
16 de Agosto de 2003 às 17:19
A Strakar de Carlos Sousa / Henri Magne
A Strakar de Carlos Sousa / Henri Magne FOTO: d.r.
Sousa ganhou hoje 2m29s a Schlesser, numa etapa disputada a ritmo vertiginoso. O piloto português, apesar de conduzir no meio do pó, por ter sido o segundo a partir, conseguiu apanhar o francês. Num cruzamento, Sousa seguiu ‘na roda’ de Schlesser, mas o co-piloto do português avisou-o de que esse não era o caminho correcto. Sousa fez a correcção e quando chegou à pista certa estava à frente de Schlesser.
A 30 quilómetros do final da etapa, os dois pilotos estavam empatados no comando da classificação geral, mas à passagem da meta, que o português ‘cortou’ em primeiro lugar, o francês segurou a liderança (e vitória) na prova... com escassos 4 segundos de vantagem.
MITSUBISHI PROTESTA
Os comissários da prova indeferiram o protesto apresentado ontem pela Mitsubishi/Galp/TMN, equipa de Carlos Sousa, relativo ao atalho feito pelo francês Schlesser na etapa de ontem. Os comissários consideraram não estar provado que o atalho tenha reduzido o número de quilómetros a percorrer estipulados pelo “road book”.
Se o protesto da Mitsubishi tivesse sido aceite – e após a brilhante prestação de Sousa na etapa de hoje – o português tinha ganho a prova. E o prejuízo não é só esse. Além de perder a prova, Carlos Sousa perdeu também a liderança da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno. Schlesser é o novo líder da Taça do Mundo, com 4 pontos de vantagem sobre Sousa.
A equipa Mitsubishi não está conformada com a decisão dos comissários da prova e já recorreu da mesma às mais altas instâncias da modalidade.
A próxima prova da Taça do Mundo de Todo-o-Terreno é o Rali Por Las Pampas, disputado na Argentina, de 1 a 7 de Setembro.
CLASSIFICAÇÃO FINAL NO RALI
1. Schlesser/Lurquin (Buggy Ford) – 18h42m33
2. Sousa/Magne (Mitsubishi Strakar) – a 4s
3. Komornicki/Marton (Mitsubishi Pajero) – a 2h20m15s
4. Gache/Garcin (Pro-Truck) – a 2h39m51s
5. Dambis/Princis (OSC BMW) – a 2h51m33s
Ver comentários