Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Spurs somam tri frente aos Pistons

Parecem estar encontrados os novos ‘gigantes’ da Liga Norte-americana de Basquetebol Profissional (NBA), depois dos San Antonio Spurs terem conquistado o seu terceiro título, surgindo como naturais sucessores de outros nomes grandes que dominaram a competição num passado recente, nomeadamente Chicago Bulls e LA Lakers. Tim Duncan foi eleito o ‘Jogador Mais Valioso da Final’, fruto dos seus 25 pontos e 11 ressaltos.
25 de Junho de 2005 às 00:00
San Antonio Spurs festejaram pela terceira vez em sete temporadas
San Antonio Spurs festejaram pela terceira vez em sete temporadas FOTO: James Nielsen/Epa
A formação de San Antonio, que conquistou o ‘tri’ nos últimos sete anos, só na ‘negra’ conseguiu destronar a valentia dos Detroit Pistons, até então campeões em título. Os Spurs, no jogo decisivo, levaram a melhor por 81-74, num encontro bastante equilibrado ao longo dos quatro períodos. Os Spurs mantiveram-se ‘grandes’ no seu recinto – ainda só averbaram sete derrotas no seu pavilhão desde 1 de Março de 2004 – e as suas estrelas elevaram ainda mais o nome dos Spurs, que assim repetem os títulos de 1999 e 2003.
Num encontro pautado pela entrega dos jogadores mas onde os níveis de eficácia deixaram algo a desejar, a formação texana acabou por se superiorizar na ponta final, altura em que Ginobili, Tim Duncan e Tony Parker carregaram os Spurs para o triunfo, aproveitando as muitas faltas averbadas no lado contrário.
Os Pistons até começaram melhor o jogo, mostrando alguma superioridade até meio do terceiro período, onde detinham nove pontos de vantagem. A partir daí, os Spurs surgiram mais certeiros, enquanto Billups, Ben Wallace e Rasheed Wallace deixavam ‘arrefecer’ as suas mãos. Foi então que Tim Duncan e Ginobili começaram a ‘disparar’ para o cesto contrário. Na fase final destacou-se o veloz argentino, que averbou 10 dos seus 23 pontos nos últimos 11 minutos do encontro. Depois, a festa contagiou a cidade texana.
'GIGANTE' TIM DUNCAN DECISIVO
Chegou à NBA em 1997 e não demorou muito a ganhar o seu espaço nos Spurs e o respeito dos adversários. Em termos de protagonismo, Tim Duncan tem vindo a fazer frente nos últimos anos a grandes jogadores da NBA, casos de Kobe Bryant, Shaquille O’Neal entre outros.
No actual plantel dos Spurs, é o único jogador que esteve na conquista dos três títulos dos texanos e, até ao ano passado, formou com o ‘almirante’ David Robinson – este retirou-se em 2004– uma das mais temidas duplas na competição, que foi apelidada de ‘Torres Gémeas’. Até ao início deste ano, Duncan tem de média 22.8 pontos, 12.3 ressaltos e 2.5 blocos.
Ver comentários