Na primeira bateria da repescagem desta prova especial da Liga Mundial de Surf (WSL), Vasco Ribeiro (14,57 pontos em 20 possíveis) ganhou ao brasileiro Jadson André (13,87), que integra a elite do surf mundial, conquistando uma vaga na próxima fase da competição.
"É ótimo estar de volta a Ribeira d'Ilhas para competir numa prova da WSL, e, depois do quinto lugar em França, só me apetece fazer melhor aqui na Ericeira", lançou aos jornalistas o tetracampeão nacional de surf, antecipando "ondas muito boas" para quinta-feira, na Ericeira, naquele que poderá ser o dia final da prova.
Na quarta e última bateria da ronda de eliminação, que contava com um embate entre atletas portugueses, foi Kikas (11,67) a levar a melhor sobre o jovem Afonso Antunes (7,43) e a avançar para os quartos de final, num duelo que terminou praticamente já de noite.
"Foi um bom 'heat', com algum nervosismo ao início. Fiquei à espera de ondas com maior potencial, enquanto o Afonso fez algumas ondas com notas baixas. Depois, consegui fazer os 'scores' e passei, que é o mais importante", realçou o único português que surfa no principal circuito da WSL.
Além de Afonso Antunes, jovem de 17 anos que lidera o 'ranking' do campeonato nacional de surf, seguido de perto, precisamente, por Vasco Ribeiro e Frederico Morais, também ficou outro português pelo caminho: Henrique Pyrrait (10,93), local da Ericeira, foi eliminado pelo italiano Leonardo Fioravanti (12,50), que também é atleta do circuito mundial, no segundo 'heat' da repescagem.
Na terceira bateria, a única que não contou com atletas portugueses, foi Kanoa Igarashi (14), que também pertence à elite mundial do surf, a seguir em frente, impondo a 'lei do mais forte' sobre o francês Gatien Delahaye (11,50).
Nos 'quartos', Vasco Ribeiro enfrenta o marroquino Ramzi Boukhiam, enquanto Kikas encara o espanhol Aritz Aranburu, na primeira e na quarta baterias, respetivamente.
No segundo 'heat', é o campeão do mundo Ítalo Ferreira, do Brasil, a competir contra o italiano Fioravanti, e no terceiro vai haver um confronto entre o francês Maxime Huscenot e o japonês Igarashi.
O MEO Portugal Cup Surfing, que se segue a uma prova semelhante disputada na semana passada em França, não pontua para qualquer competição e tem como principal objetivo proporcionar momentos de competição aos atletas, depois de os circuitos de 2020 da WSL terem sido cancelados por causa da pandemia de covid-19.