A Itália conquistou este domingo o segundo título de campeã europeia de futebol, 53 anos depois, sucedendo a Portugal, ao bater a anfitriã Inglaterra por 3-2, nos penáltis, após 1-1 nos 120 minutos, na final do Euro2020, em Londres.
No tempo regulamentar, Luke Shaw adiantou os ingleses, logo aos dois minutos, e Leonardo Bonucci empatou para os transalpinos, aos 67.
A 'squadra azzurra', que igualou em Wembley os dois cetros da França e colocou-se a de Alemanha e Espanha, também conta no seu palmarés com quatro título mundiais, conquistados em 1934, 1938, 1982 e 2006.
Ao minuto
Atualizado a 12 de jul de 2021 | 00:16
Adeptos ingleses em confrontos com a polícia em Londres
Adeptos ingleses envolveram-se em confrontos com a polícia horas antes do início do encontro da final do Euro.
Fãs sem bilhete tentam entrar no estádio
Alguns adeptos tentaram forçar a entrada no Estádio do Wembley sem bilhete para assistir à final.
A Uefa já reagiu em comunicado, referindo: "Os adeptos têm saltado barreiras, mas não houve acesso ao estádio. Por isso, não há motivo para que o recinto seja fechado ao público. Não há razão para que esta final não se realize".
Um "pequeno grupo" de adeptos conseguiu ainda assim entrar nas bancadas do estádio de Wembley sem bilhete, depois de forçar a passagem em diversos perímetros de segurança.
"Houve uma quebra da segurança e um pequeno grupo de pessoas conseguiu entrar no estádio", admitiram os responsáveis do recinto, que num primeiro momento tinham negado essa possibilidade.
Vários invasores podiam ser vistos em pé no estádio, sem acesso aos lugares sentados, garantidos pelos titulares dos ingressos.
Conheça os onzes iniciais da final do Euro 2020
Já são conhecidos os onzes iniciais que vão disputar a final do Euro 2020.
Itália: Donnarumma, Di Lorenzo, Chiellini, Verrati, Jorginho, Insigne, Emerson, Chiesa, Immobile, Barella, Bonucci
Inglaterra: Pickford, Walker, Shaw, Rice, Stones, Maguire, Kane, Sterling, Tripier, Phillips, Mount
Adeptos instalam-se nas bancadas do Wembley a menos de duas horas início do jogo
Muitos adeptos italianos e ingleses já se instalaram nas bancadas do Estádio do Wembley, em Londres, a menos de duas horas do início do encontro da final do Europeu.
Polícia a cavalo vigia praças londrinas onde adeptos ingleses festejam
Vários polícia a cavalo invadiram as praças e ruas onde se concentram milhares de adeptos ingleses a festejar, horas antes da final do Euro 2020, em Londres.
Adeptos ingleses invadem ruas de Londres antes da final
Os adeptos ingleses já fazem a festa pelas ruas de Londres, junto ao Estádio de Wembley, onde se disputa esta noite a final do Euro 2020, entre a Itália e a Inglaterra.
Milhares de fãs invadiram as ruas da capital inglesa em preparação do encontro que dita o vencedor desta edição da prova.
Sem máscaras nem distanciamento social, os ingleses convivem com bandeiras, cerveja e música ao redor o estádio.