Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Liga espanhola de futebol está de volta

Bancadas de vários estádios vão estar preenchidas com imagens de adeptos virtuais. Transmissões TV com som dos videojogos.
Mário Pereira 11 de Junho de 2020 às 10:22
Bétis, de William Carvalho, joga esta quinta-feira
Bétis, de William Carvalho, joga esta quinta-feira FOTO: Raul Caro Cadenas
A liga espanhola de futebol está de regresso, após uma paragem de três meses, motivada pelas regras de confinamento impostas pela pandemia da Covid-19. Esta noite, a partir das 21h00, a retoma é feita com o grande dérbi da capital da Andaluzia, entre o Sevilha (de Rony Lopes) e o Bétis (de William Carvalho). A jornada estende-se depois por mais três dias, com o Barcelona a jogar no sábado (21h00, no terreno do Maiorca) e os rivais de Madrid no domingo (Ath. Bilbao-At. Madrid, 13h00 e Real Madrid-Eibar, 18h30).

A ‘nova ordem’ do futebol impõe alterações formais e de regras, que serão levadas à prática. Sem público nas bancadas, muitos estádios preparam-se para apresentar cenários com espectadores virtuais. Nas cadeiras irão estar presos cartazes com fotografias de adeptos, numa tentativa de aproximação entre jogadores e público com uma componente de marketing associada. As transmissões via TV terão som ambiente de público, com reações a golos e lances faltosos, tal como acontece nas plataformas de videojogos.

A regras das cinco substituições por equipa é aplicada, e as convocatórias podem ir até aos 23 elementos, Abraços nos golos e cuspidelas para o relvado dão cartão amarelo. Nos intervalos haverá trocas obrigatórias de equipamentos e as conferências de imprensa decorrem por videochamada.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)