Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Luís Filipe Vieira quis vender Rafa em 2019

Encarnados emitiram um mandado em nome de dois empresários para colocarem o jogador na Alemanha.
Octávio Lopes 26 de Janeiro de 2020 às 09:43
Luís Filipe Vieira
Rafa tem uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros
Luís Filipe Vieira
Rafa tem uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros
Luís Filipe Vieira
Rafa tem uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros

O Benfica tentou vender Rafa no mercado de inverno de 2019. Segundo um documento a que o CM teve acesso, no dia 20 de dezembro de 2018 as águias emitiram um mandado com validade até 15 de janeiro de 2019 para a venda do jogador a um clube da Alemanha, que não é mencionado, em que aparece o nome de dois empresários: um português e um alemão. Nenhum deles era o agente – António Araújo - que há muito representa o avançado. A única verba mencionada era a da cláusula de rescisão: 60 milhões de euros.

Rafa acabou por ficar na Luz e, em junho de 2019, renovou até 2024, tendo a cláusula de rescisão sido aumentada para 80 milhões de euros. O internacional português chegou aos encarnados no início da época 2016/17, proveniente do Sp. Braga, e custou 16 milhões de euros.

Confrontado este sábado pelo CM com o facto de o Benfica ter tentado vender Rafa, António Araújo afirmou: "Não sabia disso, nem acredito. Mas se o Benfica o fez é porque tem autoridade para o fazer. Pode fazer o que muito entender. Afinal, é a entidade patronal. Nós cuidamos do Rafa, mas não somos donos do Rafa."

Já em relação à possibilidade de o futebolista de 26 anos deixar as águias no final da época, Araújo nada mais quis adiantar em relação ao que referiu no dia 23 de janeiro à Antena 1.

"O Rafa está a caminho dos seus 27 anos. No nosso entender, é um jogador que está pronto para um nível superior. Escusado será preciso dizer que o topo passa por uma Premier League ou a Liga espanhola. Em relação a esse tema, se tudo correr dentro do que está pensado, eu direi que o Rafa vai cumprir o seu sonho."

O CM contactou ainda fonte oficial do Benfica, que não quis fazer qualquer comentário.

"Sonho dele é ser presidente"
"O sonho do Rafa é ser presidente do Benfica", revelou ontem Bruno Lage, na antevisão ao jogo deste domingo, às 17h30, com o P. Ferreira. "Conto com o Rafa para as três posições: ala esquerdo, avançado e ala direito. É um jogador extraordinário e uma pessoa fantástica", acrescentou o treinador do Benfica. Quanto ao jogo de hoje, Lage espera dificuldades: "Temos de entrar a mil e determinados para vencer."

Luís Filipe Vieira Benfica Rafa António Araújo Alemanha desporto futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)