Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Sérgio Conceição exige contenção no FC Porto

Técnico focado na partida com os leões mesmo que os portistas conquistem a Liga já esta noite se o Benfica não vencer o seu jogo.
João Moniz e Mário Pereira 14 de Julho de 2020 às 08:25
Sérgio Conceição
Sérgio Conceição
Sérgio Conceição
Sérgio Conceição
Sérgio Conceição
Sérgio Conceição
Como há duas temporadas, o FC Porto pode festejar no hotel a conquista do seu 29º campeonato nacional. Se empatar esta noite com o V. Guimarães, o Benfica fica a 7 pontos de distância dos dragões, com apenas duas jornadas por disputar, entregando o cetro de bandeja ao rival.

A 5 de maio de 2018, o primeiro título de Sérgio Conceição como treinador portista também foi celebrado no Hotel Solverde de São Félix da Marinha, em Vila Nova de Gaia. Nesse sábado, os jogadores vieram para a entrada da unidade hoteleira festejar com os adeptos, mas este ano o cenário será diferente.

Ao que o CM apurou, caso se confirme a conquista da Liga, os Super Dragões, desta vez, não terão acesso ao hotel, mas estarão em peso nas imediações. A tal obriga o distanciamento social, mas também a vontade manifestada por Sérgio Conceição.

O CM sabe que o técnico portista tem pedido aos seus jogadores para manterem o foco apenas no clássico de amanhã com o Sporting - se o Benfica vencer, será preciso um empate nesse jogo para os dragões assegurarem matematicamente o 1º lugar. Caso o título fique garantido já esta noite, o treinador não poderá impedir os festejos de toda a comitiva, incluindo os jogadores. Mas aos futebolistas, que no máximo irão aparecer às janelas da unidade hoteleira para saudar os adeptos, tem sido pedida contenção.

Mesmo que, no jogo com o Sporting, entre em campo já campeão, Sérgio quer manter os níveis de concentração. O objetivo é vencer os quatro clássicos da época para a Liga e manter a forma competitiva, já a pensar na final da Taça de Portugal, a 1 de agosto.
Os possíveis festejos ficam para depois do jogo com os leões e podem incluir a entrega da taça de campeão. Liga e FC Porto, apurou o CM, ainda não tomaram uma decisão quanto à data de entrega do troféu: se já esta quarta-feira, se na última jornada, num horário menos tardio (o clássico termina às 23h30).

Rui Moreira pede civismo aos adeptos
"Conhecemos bem a forma como os adeptos tradicionalmente celebram. Sucede que, desta vez, fruto da situação em que vivemos, tenho que apelar ao civismo [...], para que todos se saibam comportar. Espero que cada um possa celebrar de forma civilizada", escreveu esta segunda-feira Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto.

13 de julho de 2016 mudou vida de Telles
Alex Telles cumpriu ontem o quarto ano com a camisola do FC Porto, facto que o defesa lateral-esquerdo não deixou passar em claro. Quatro anos e 188 jogos oficiais depois, o internacional brasileiro assinalou a efeméride, recorrendo às redes socais. "O dia em que mudou a minha vida. 1460 dias/quatro anos", escreveu o esquerdino no Instagram, em que colocou uma foto do seu primeiro dia ao serviço dos dragões. Alex Telles, que termina contrato na próxima temporada e é apontado a alguns clubes, como o Paris Saint-Germain e o Chelsea, já conquistou um campeonato e uma Supertaça em representação do comandante da Liga.

PORMENORES
Mourinho e Hagan
O FC Porto pode repetir amanhã o pleno de triunfos entre os chamados grandes, feito alcançado, até agora, apenas nos campeonatos de 1971/72 e 2002/03. O Benfica, orientado pelo inglês Jimmy Hagan, foi o primeiro a consegui-lo e, 31 anos depois, o FC Porto, com José Mourinho ao leme, imitou o rival. Agora, 17 épocas decorridas, Sérgio Conceição terá a possibilidade de atingir tal façanha.

Dragões em vantagem
Os dragões estão em vantagem nos confrontos com o Sporting. O FC Porto contabiliza, nos 234 desafios realizados com os sportinguistas, para todas as competições, 85 vitórias contra 82 do adversário de amanhã à noite, registando-se 67 empates. Em número de golos, o clube de Alvalade tem uma vantagem que se cifra em 21 tentos (332 contra 311).

Azuis ganham nove em dez
O FC Porto contabiliza nove triunfos nos últimos dez jogos em que foi anfitrião dos sportinguistas para a Liga. O único triunfo do conjunto de Alvalade registou-se na temporada de 2015/16. A equipa era então dirigida por Jorge Jesus, que, no Estádio do Dragão, venceu por 3-1. O argelino Slimani bisou e Bruno César fez o outro tento leonino, cabendo ao mexicano Herrera o golo de honra dos portistas. José Peseiro era o técnico dos azuis-e-brancos.
Ver comentários