Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Sporting cai na Liga Europa ao ser derrotado pelo Basaksehir por 4-1

Silas quis defender a vantagem de dois golos da 1ª mão e acabou por deixar a prova europeia pela porta pequena.
Mário Figueiredo 28 de Fevereiro de 2020 às 08:54
Demba Ba tenta contornar, sem êxito, o guarda-redes leonino, Luís Maximiano, na partida de ontem na Turquia
Demba Ba tenta contornar, sem êxito, o guarda-redes leonino, Luís Maximiano, na partida de ontem na Turquia FOTO: Anadolu Agency/Anadolu
O Sporting caiu na Liga Europa e tombou com estrondo, ao ser derrotado pelo Basaksehir, por 4-1, desperdiçando uma vantagem de dois golos conquistada em Alvalade na primeira mão (3-1).

Este Basaksehir não é melhor do que o Sporting. Não é, mas ganhou pela tática de medo adotada por Silas. Os leões apresentaram-se encolhidos e com o autocarro à frente da baliza. Abdicaram do ataque para defender a vantagem.

Encolhidos e tímidos, os leões de Silas foram uma pálida imagem do jogo da 1ª mão. Nessa partida foram uma equipa dominadora que perdoou uma goleada aos turcos. Esta quinta-feira foi o Sporting desta época. Sempre a cambalear, e a levantar-se a custo após as quedas. Esta quinta-feira não se levantou.

Os turcos aproveitaram as vantagens concedidas por Silas e o golo de Skrtel (31’) fez ruir a tática dos leões. Maximiano e Coates têm culpas no lance. Max porque não conseguiu socar a bola e o central porque cabeceou para zona proibida.

O Sporting reagiu por Acuña, que esteve perto do golo, mas Gunok defendeu com os pés. Sempre que a equipa acelerava, os turcos tremiam, mas a missão atribuída por Silas era apenas defender. Antes do intervalo, novo golo num livre de Aleksic. Max ficou a ver a bola passar.

Após o intervalo, o leão libertou-se. Precisava de marcar e conseguiu-o por Vietto. Ficou em vantagem na eliminatória e até atirou à barra por Doumbia, mas voltou a encolher-se. Apareceu Visca (90+1) a empatar a eliminatória e no prolongamento fez o golo decisivo, após penálti cometido por Vietto. O Sporting pagou a fatura de não ter mais ambição.

"Nas duas mãos fomos superiores"
"No conjunto das duas mãos fomos superiores. No prolongamento acabou por ser mais do mesmo da 2.ª parte, devíamos ter marcado e é inadmissível ter sofrido 5 golos de bola parada nas duas mãos. Não podemos permitir estes erros", disse o adjunto Emanuel Ferro.

ANÁLISE
Turcos mais aguerridos
+ Mérito para os turcos pela forma como anularam o favoritismo dos leões. Perceberam que Silas iria defender a vantagem, sentiram o medo da equipa e atacaram. Visca foi o comandante desse exército.

Jorge Silas
- É o principal responsável pela derrota leonina. Foi à Turquia defender uma vantagem de dois golos frente a uma equipa nitidamente mais fraca. Apostou no autocarro e ao intervalo já não havia vantagem...

Bem no penálti
O juiz espanhol teve uma arbitragem que chegou a parecer um pouco caseira. No lance mais difícil acabou por ajuizar bem, ao assinalar uma grande penalidade por uma falta descabida e evitável de Vietto dentro da área. Aliás, o juiz até tinha perdoado um segundo amarelo a Vietto na 1ª parte.

Nem com Acuña o leão foi lá

Maximiano –
Intranquilo. Mal batido em dois golos.
Ristovski –
Muitas bolas perdidas. Uma aflição.
Coates –
Esforçado. Um corte defeituoso no 1º golo.
Tiago Ilori –
Jogou simples.
Battaglia –
Não foi o tampão que a defesa precisava.
Wendel –
Ajudou a defesa, mas não projetou o ataque.
Vietto –
Um golo que deu esperança e um penálti que eliminou o Sporting.
Bolasie –
Longe de ser desequilibrador.
Jovane –
Um remate.
Sporar –
Longe do golo.
Plata –
Trouxe velocidade e criatividade.
Doumbia –
Um remate à trave e pouco mais.
Eduardo –
Defendeu. o Pedro Mendes – Perdido em campo.

Primeira derrota
Depois de três empates, o Sporting perdeu esta quinta-feira pela primeira vez na Turquia.

Ciclo interrompido
Em Istambul, os leões interromperam um ciclo com quatro triunfos nas várias provas.

Encaixe desperdiçado
Ao falhar a passagem aos oitavos de final, o Sporting desperdiçou 1,1 milhões de euros.

Abaixo dos 9 milhões
Os leões terminaram a Liga Europa com um encaixe de 8,986 milhões de euros.
Sporting Basaksehir Liga Europa desporto futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)