Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Sporting negoceia com sindicato corte salarial aos jogadores

Leões ponderam fazer corte ligeiramente abaixo dos 50 por cento.
Mário Figueiredo 8 de Abril de 2020 às 08:22
Frederico Varandas mandou os jogadores leoninos de férias até 15 de abril
Frederico Varandas mandou os jogadores leoninos de férias até 15 de abril FOTO: Reuters
O Sporting continua a negociação individual com os seus jogadores para proceder a uma redução salarial, depois de os ter mandado de férias até ao dia 15 de abril, apurou o Correio da Manhã.

A negociação com os futebolistas decorre há várias semanas e tem sido mediada pelo Sindicato dos Jogadores, que faz o mesmo com outros clubes, nomeadamente os rivais dos leões, Benfica e FC Porto. Só o Belenenses SAD ‘rompeu’ o compromisso e avançou para o layoff de forma unilateral, abrindo um conflito com aquele órgão e classe e com os elementos do seu plantel.

No caso dos sportinguistas, ainda não está estabelecida a percentagem do corte, mas estima-se que seja ligeiramente abaixo dos 50 por cento. O sindicato admite aceitar as reduções, mas exige que sejam feitas consoante os salários. Prevê-se assim que nos ditos clubes pequenos o corte seja inferior.

Para já, os atletas do Sporting continuarão de férias até 15 de abril, após uma imposição de Frederico Varandas por forma a precaver o eventual arrastar da época para lá do dia 30 de junho.

Benfica e Sp. Braga entram de férias
O Benfica e o Sp. Braga colocaram esta terça-feira os respetivos plantéis de férias por 15 dias, podendo este período ser ainda aumentado, apurou o Correio da Manhã. As águias imitam assim a decisão já tomada por Frederico Varandas no Sporting.

Dos jogadores do plantel encarnado, apenas o espanhol Grimaldo e o alemão Weigl manifestaram a vontade de viajar para os seus países para estarem com as respetivas famílias, o que foi aceite. Os restantes futebolistas preferiram ficar em Portugal. O plantel bracarense aceitou ainda a cativação de 50 por cento do salário a ser pago até setembro.

Presidente da Liga espanhola admite voltar a 29 de maio
"Estamos a considerar a ideia de voltar a jogar, em Espanha e noutros países europeus, a 29 de maio ou, alternativamente, a 6 de junho. Para as competições europeias, 28 de junho", disse esta terça-feira Javier Tebas, presidente da Liga espanhola.

SAD do Leixões também avança com processo de layoff
A SAD do Leixões, cuja equipa milita na II Liga, vai avançar para o layoff. Jogadores e funcionários passam assim a receber dois terços do ordenado até um limite máximo de três salários mínimos. Belenenses SAD (Liga principal) e Desp. Chaves (II Liga) já tinham enveredado por este expediente.

Clubes fazem pacto de não agressão
Os clubes, reunidos esta terça-feira com a Liga por videoconferência, decidiram não contratar jogadores que rescindam contrato evocando questões geradas em consequência da Covid-19 ou de quaisquer decisões excecionais decorrentes da mesma.
Sporting Frederico Varandas Correio da Manhã Benfica Belenenses SAD Leixões SAD II Liga desporto futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)