Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Alejandro Marque foi rei na Torre e assume camisola amarela na Volta a Portugal

Ciclista do Tavira desferiu ataque, ganhou na Serra da Estrela e é o novo camisola amarela.
Luís Oliveira 8 de Agosto de 2021 às 10:02
Alejandro Marque
Alejandro Marque FOTO: NUNO VEIGA/LUSA
O espanhol Alejandro Marque (Atum General-Tavira) venceu este sábado isolado na Torre (Serra da Estrela) a 3ª etapa da Volta a Portugal em bicicleta. Numa tirada de altíssima montanha, considerada a mais difícil da prova, o galego Marque, de 29 anos, e vencedor da edição de 2013, levou a melhor sobre os principais candidatos à vitória final e é agora o novo camisola amarela.

Este sábado, antes da etapa começar, a equipa espanhola da Caja Rural retirou-se da corrida devido a dois casos positivos de Covid-19. O ‘staf’ da W52 FC Porto, Atum General-Tavira e Movistar, equipas que estiveram no mesmo hotel da Caja Rural fizeram testes à doença, que deram todos negativo.

A tirada começou na Sertã e a fuga do dia foi constituída por 11 ciclistas. O grupo aventurou-se na estrada mas sabia que tudo seria diferente a partir da Covilhã. E assim foi: os elementos da fuga chegaram à cidade serrana, a 23 km da meta, com 5m20s de vantagem sobre o pelotão, mas rapidamente o avanço se diluiu pela serra acima.

No início da subida, a equipa da W52 FC Porto imprimiu um forte ritmo e começou a ‘disparar’ ataques, à vez, por Amaro Antunes, Jóni Brandão e João Rodrigues.

No entanto, os corredores da Efapel e do Tavira foram respondendo com competência às investidas dos azuis e brancos e a corrida entrou num impasse do ‘agora ataco eu, depois atacas tu’. E foi nesse momento que Alejandro Marque desferiu um forte golpe que lhe viria a valer uma grande vitória no topo mais alto de Portugal Continental.

Fez os 170,3 km em 04h59m10s, em segundo ficou Mauricio Moreira (Efapel) e em terceiro Abnder Gonzalez (Movistar), ambos a 1m03s. A 1m12s chegaram os candidatos Amaro Antunes (W52 FC Porto) e Gustavo Veloso (Tavira). Hoje corre-se a 4ª etapa entre Belmonte e Guarda.
Ver comentários