Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Kobe Bryant: Conheça a estrela da NBA que fez história no mundo do desporto

O ex-basquetebolista morreu aos 41 anos vítima de um desastre de helicóptero.
Correio da Manhã 26 de Janeiro de 2020 às 20:16
Kobe Bryant, um dos maiores jogadores da NBA
Kobe Bryant, um dos maiores jogadores da NBA
Kobe Bryant, um dos maiores jogadores da NBA
Kobe Bryant, um dos maiores jogadores da NBA
Kobe Bryant, um dos maiores jogadores da NBA
Kobe Bryant, um dos maiores jogadores da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores marcadores da história da NBA - a principal liga de basquetebol profissional da América do Norte -, morreu este domingo vítima de um desastre de helicóptero em Calabasas. 

Bryant passou toda a sua carreira - 20 temporadas inteiras - no Los Angeles Lakers. Durante esse período conquistou cinco campeonatos de NBA. Poucas horas antes do acidente, Bryant felicitou LeBron James por ter conseguido superá-lo nos melhores marcadores de sempre - Kobe era o terceiro melhor marcador e foi destronado por James ao que marcou 29 pontos na derrota dos Los Angeles Lakers frente aos Philadelphia 76ers.

A estrela nasceu a 23 de agosto de 1978 na Filadélfia, Pensilvânia, e ingressou na NBA logo após se terminar o ensino secundário.

Bryant era casado com Vanessa Bryant e tem quatro filhas: Bianka, Gianna, Natalia e Capri, tendo o filha mais novo sete meses. 

Kobe Bryant é considerado um dos maiores jogadores da NBA de todos os tempos. A sua carreira estendeu-se ao longo de 20 anos, e jogou sempre nos Lakers. Em 2008, foi considerado o MVP (Most Valuable Player), ou melhor jogador da fase regular da NBA.

Era a sua 12.ª época como profissional, e registou médias de 28,3 pontos, 5,4 assistências e 6,3 ressaltos, contribuindo decisivamente para que a sua equipa fosse a melhor da Conferência Oeste, com 57 vitórias e 25 derrotas.



Integrou várias vezes as equipas compostas pelos melhores jogadores da NBA, e foi campeão da Liga cinco vezes (2000, 2001, 2002, 2009, 2010) sempre pelos Lakers. Os Lakers retiraram ambas as camisolas de Kobe da equipa: os números 8 e 24. 

Em 2008, Kobe Bryant recebeu um Óscar pela curta-metragem Dear Basketball

Kobe Vanessa Bryant Los Angeles Lakers Calabasas América do Norte NBA LeBron James desporto basquetebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)