"É com sentimento de profundo pesar que tomo conhecimento do falecimento do Alfredo Quintana, um símbolo da nossa seleção nacional de andebol. À sua família, ao FC Porto e à Federação de Andebol de Portugal (FAP), aos seus amigos e admiradores, envio as minhas condolências por esta perda irreparável", escreveu João Paulo Rebelo.
"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lamenta a morte do guarda-redes da seleção nacional de andebol Alfredo Quintana", lê-se mensagem divulgada no sítio oficial da Presidência na Internet.
Federação Europeia mostra-se "profundamente entristecida"
A Federação Europeia de Andebol (EHF) mostrou-se "profundamente entristecida" pela morte do guarda-redes do FC Porto e da seleção portuguesa Alfredo Quintana, enviando "sinceras condolências neste momento triste".
"Profundamente entristecida, a EHF une-se ao luto pela morte de Alfredo Quintana e envia sinceras condolências à família, amigos e companheiros de equipa, bem como ao FC Porto e à Federação de Andebol de Portugal. Descansa em paz, Alfredo", lê-se numa publicação divulgada pelo organismo regulador do andebol europeu nas redes sociais.
Federação Internacional lamenta "guerreiro que partiu muito cedo"
A Federação Internacional de Andebol (IHF) manifestou "profundas condolências" pela morte do guarda-redes do FC Porto e da seleção portuguesa Alfredo Quintana, considerado um "guerreiro que partiu muito cedo".
"As nossas mais profundas condolências e pensamentos vão para a família, amigos e colegas de equipa neste momento extremamente difícil", lê-se numa publicação divulgada pela IHF nas redes sociais, acompanhada por um vídeo com uma das 34 defesas efetuadas pelo guarda-redes no Mundial 2021, ocorrido no Egito, de 13 a 31 de janeiro.
Liga e Federação de Futebol homenageiam guarda-redes
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) homenagearam o guarda-redes internacional português Alfredo Quintana.
O presidente da Liga, Pedro Proença, escreveu na rede social Twitter que "o gigante Alfredo Quintana deixou o desporto e o mundo mais pobres", enviando condolências a família, amigos e colegas no FC Porto e seleção nacional.
"A perda é irreparável", acrescentou.
Também no Twitter, a conta oficial da FPF escreveu: "Até sempre, Alfredo Quintana".