Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
2

Compras na rede Multibanco registaram valor mais alto das últimas cinco semanas

Transações são sobretudo feitas nos setores supermercados e hipermercados, bebidas e tabaco e farmácias e parafarmácias.
Lusa 28 de Abril de 2020 às 13:52
Pagamento por multibanco
Pagamento por multibanco FOTO: Getty Images
As compras físicas na rede multibanco atingiram, na semana de 20 a 26 de abril, o valor mais alto das últimas cinco semanas, segundo o índice divulgado esta terça-feira pela SIBS.

Ainda de acordo com a informação da gestora da rede multibanco, as compras são sobretudo feitas nos setores supermercados e hipermercados, pequena distribuição alimentar, bebidas e tabaco e farmácias e parafarmácias, representando agora 65% do total de compras, mantendo os padrões de consumo.

A SIBS disse ainda que o sistema de pagamentos MB WAY continua a crescer nas compras na rede Multibanco e 'online', atingindo na semana de 20 a 26 de abril o registo mais elevado de utilização desde que foi decretado o estado de emergência, em 19 de março.

Em média, por cada compra na rede Multibanco os consumidores gastaram 38,1 euros (menos 3,3% do que na semana anterior). Já nas compras 'online', o valor médio subiu 2,3% para 40,6 euros.

No comércio 'online', os setores com maior crescimento face ao período antes da pandemia continuam a ser entretenimento, cultura e subscrições (mais 57%), restauração, 'food delivery' e 'take away' (mais 53%) e comércio alimentar e retalho (mais 44%).

Multibanco SIBS economia negócios e finanças macroeconomia consumo bens de consumo retalho
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)