Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
1

Isabel dos Santos sai da estrutura acionista da Efacec

Empresa anunciou que empresária vai sair do capital da empresa de forma definitiva.
24 de Janeiro de 2020 às 12:31
Isabel dos Santos
Isabel dos Santos
A empresária Isabel dos Santos
Isabel dos Santos
Isabel dos Santos
A empresária Isabel dos Santos
Isabel dos Santos
Isabel dos Santos
A empresária Isabel dos Santos

A Efacec anunciou que Isabel dos Santos vai sair do capital da empresa de forma definitiva. Mário Leite da Silva e Jorge Brito Pereira também renunciaram aos cargos na empresa.

"A Engª Isabel dos Santos informou o Conselho de Administração que decidiu sair da estrutura acionista da Efacec Power Solutions, com efeitos definitivos", sendo que "na sequência desta decisão, o Dr. Mário Leite da Silva renunciou ao cargo de Presidente do Conselho de Administração e o Dr. Jorge Brito Pereira, renunciou ao cargo de Presidente da Assembleia Geral da Efacec Power Solutions, ambos com efeito imediato", refere o comunciado enviado às redações na manhã desta sexta-feira, 24 de janeiro.

"A Comissão Executiva continua vinculada, a princípios de independência e de uma gestão sã, diligência e boa fé e totalmente focada na concretização do plano de desenvolvimento de negócio para 2020, com atenção aos interesses de todas as suas partes interessadas, incluindo os seus clientes, colaboradores e fornecedores", refere o grupo.

O Conselho de Administração da Efacec Power Solutions "reafirma uma palavra de tranquilidade e confiança a todos os nossos trabalhadores, clientes e fornecedores, certo de que, em conjunto, conseguiremos manter e reforçar a posição da Efacec como uma referência nos setores onde atua, retribuindo a confiança de centenas de clientes em todo o mundo", conclui o órgão, no comunicado.

Em outubro de 2015, através da Winterfell Industries, a empresária adquiriu a maioria do capital da Efacec Power Solutions, passando Mário Leite da Silva - 'braço direito' de Isabel dos Santos - a presidir o Conselho de Administração.

A Efacec Power Solutions opera nas áreas da engenharia, energia e da mobilidade.

O anúncio da saída de Isabel dos Santos - constituída arguida em Angola no âmbito do 'Luanda Leaks' - acontece dois dias (22 de janeiro) depois do EuroBic ter comunicado que a empresária iria vender a sua participação no banco, medida que visa salvaguardar a confiança na instituição.

O anúncio da venda da sua participação na Efacec acontece um dia depois de os três administradores não executivos da NOS com ligações à empresária - Jorge Brito Pereira, Mário Leite da Silva e Paula Oliveira - terem renunciado aos seus cargos na operadora.

A renúncia destes administradores aconteceu um dia depois da Procuradoria-Geral da República angolana ter anunciado que Isabel dos Santos tinha sido constituída arguida num processo em que é acusada de má gestão e desvio de fundos da Sonangol e que visa também portugueses alegadamente facilitadores dos negócios da filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos entre os quais Mário Leite da Silva e Paula Oliveira.

Ver comentários