Barra Cofina

Correio da Manhã

Economia
4

Mansão de Damásio à venda por 15 milhões (ACTUALIZADA)

O antigo presidente do Benfica, Manuel Damásio, colocou a casa de Cascais à venda por 15 milhões de euros. Uma quantia bastante avultada que coloca a propriedade no primeiro lugar do ranking das casas mais caras de Portugal, segundo fontes do mercado imobiliário. O segundo lugar é ocupado pela Quinta da Gramela, onde viveu o Marquês de Pombal, que custa cerca de 14 milhões de euros.
28 de Agosto de 2009 às 00:30
Mansão de Damásio à venda por 15 milhões (ACTUALIZADA)
Mansão de Damásio à venda por 15 milhões (ACTUALIZADA) FOTO: direitos reservados

A mansão de Manuel Damásio e da mulher, Margarida Prieto, fica numa das zonas mais nobres de Cascais, a Quinta da Marinha. Esta moradia, denominada como Villa Mar no site da agência que promove a sua venda, a IRG, oferece a quem a adquirir privacidade e conforto.

É toda murada, tem nove quartos, dois deles reservados para os empregados, 12 casas de banho, várias salas de estar e jantar e uma discoteca com bar. Para não falar do ginásio, do jacuzzi, das duas piscinas, uma interior aquecida, outra exterior, e de um grande jardim.

Ao que o CM apurou o preço é negociável, mas para a visitar é necessário marcação prévia e os interessados terão de apresentar uma garantia bancária para provar que têm, de facto, dinheiro para a comprar. Manuel Damásio não quererá perder tempo com curiosos.

A propriedade já terá uns 15 anos. O antigo presidente do Benfica comprou-a ao comendador Joe Berardo, que por sua vez a adquiriu a um negociante de arte africano. Foi Joe Berardo que a renovou dando--lhe uma aparência mais moderna. Aliás, foi com orgulho que Berardo falou dela ao CM, salientando as duas piscinas, a sala de cinema e o facto de a decoração da mesma ter tido, na altura, a mão da sua mulher.

Vendeu-a porque começou a achar que ficava longe do local de trabalho. 'Achei que era areia a mais fazer aqueles quilómetros para Lisboa', disse.

Questionado se a voltaria a comprar a Damásio, o comendador respondeu: 'Não. O que vendido foi vendido está. Desejo--lhe muita sorte', afirmou, acrescentando que percebe que o empresário a queira vender porque é muito grande para duas pessoas. Fontes próximas do casal apontam como motivo para a venda o facto de os três filhos já terem saído de casa e de ela ser, assim, excessiva apenas para Manuel Damásio e Margarida.

O CM tentou contactar Manuel Damásio para obter um comentário, mas, até à hora de fecho desta edição, tal não foi possível. Margarida Prieto, por sua vez , mostrou-se surpreendida afirmando desconhecer as intenções do marido.

DECLAROU O ORDENADO MÍNIMO ÀS FINANÇAS

Já passou mais de uma década, mas ninguém esquece o episódio que colocou nas bancas de jornais a declaração de rendimentos do antigo presidente do Benfica. Manuel Damásio Soares Garcia declarou o ordenado mínimo às Finanças, mas ao mesmo tempo tinha gastos milionários com a educação dos filhos e era visto a aterrar de helicóptero no Ancão. Ainda era presidente dos encarnados e justificou-se com um facto que na altura era legal. Naquele tempo apenas tinha de declarar o salário. Não era necessário declarar, segundo a lei, as restantes aplicações.

A VIVENDA PERTENCEU A JOE BERARDO

O comendador Joe Berardo foi proprietário da mansão que agora Damásio pretende vender. Ao CM, Berardo explicou que a casa 'é muito grande para apenas duas pessoas'. E lembra a conversa que teve com Pinto Balsemão sobre a propriedade: 'Comprei-a a um africano que negociava em arte e nessa altura Pinto Balsemão disse-me que tinha adquirido a casa mais feia da Quinta da Marinha.' O comendador e a esposa arranjaram a mansão e redecoraram-na. 'Quando a viu novamente, Pinto Balsemão ficou bastante surpreendido', contou.

UM VERDADEIRO LUXO NA QUINTA DA MARINHA

A Quinta da Marinha é uma das zonas residenciais mais luxuosas de Cascais. Tem dois campos de golfe com 18 buracos, um centro equestre, um healthclub, um clube de ténis e squash e dois hotéis de cinco e quatro estrelas.

Área: A propriedade conta com bastante terreno. Tem 5000 m2 com uma área de construção de 2500 m2.

Divisões: É uma verdadeira mansão. Tem 9 quartos, dois para os empregados, 12 casas de banho e várias salas de estar e jantar.

Proximidade do mar: Fica a dois minutos da praia embora não tenha acesso directo, uma vez que não fica junto à estrada.

Distância do centro: Em menos de 5 minutos chega-se ao centro de Cascais.

Lazer: A própria casa está bem apetrechada. Tem duas piscinas, uma interior aquecida e outra exterior, tem um jacuzzi, ginásio, sala de cinema e discoteca com bar.

Privacidade e segurança: Não está inserida em condomínio fechado, mas tem muros altos.

Jardins: Tem sistema de rega automático e uma grande área ajardinada com jardins diferentes.

Vista: Está construída numa zona alta, mesmo ao lado de um campo de golfe, tendo todas as divisões vista desafogada para o mar.

MAIS INFORMAÇÕES

AS CASAS MAIS CARAS

A casa mais cara dos EUA fica em Beverly Hills e custa 114 milhões de euros. A residência da viúva do banqueiro Edmond Safra, em Villefranche-sur-mer, França, tornou-se a casa mais cara do Mundo ao ser vendida a um multimilionário russo por 500 milhões de euros.

MERCADO IMOBILIÁRIO

A venda de casas em Portugal sofreu a maior queda em 15 anos.

No ano passado venderam-se 173 imóveis, segundo dados do Ministério da Justiça. Mesmo assim, o valor médio das casas não desceu.

VENDAS DIFÍCEIS

Segundo especialistas do mercado, casas a custar milhões há várias em Portugal, mas a de Damásio é, até agora, a mais cara do País. Vendê-la por 15 milhões poderá ser difícil. Casas de milhares acabam por ser vendidas por menos 25 a 30%.

 

Ver comentários